O dicionário Caldas Aulete Digital: um produto folk?

The Caldas Aulete Digital Dictionary: a folk product?

Autores/as

  • Terezinha Ferreira de Almeida Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), Sorriso, Mato Grosso, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v51i2.3246

Resumen

Neste artigo, inscrito no campo da Linguística Popular numa visada integracionista, objetiva-se analisar a produção de verbetes proposta pelo dicionário Aulete Digital supostamente realizada por meio da colaboração aberta ao público, intermediada pela filtragem e edição lexicográfica. Nessa perspectiva, o dicionário Aulete Digital se aproxima do campo da Folk Linguistic, ou Linguística Popular, no Brasil (BARONAS; COX, 2019), a qual trabalha com os comentários produzidos por diferentes categorias de falantes (PAVEAU, 2018), que podem realizar práticas linguísticas meta enunciativas de caráter descritivo, prescritivo ou intervencionista. A hipótese é a de que a proposta do dicionário em questão se assemelha em parte com a proposta de uma linguística popular pelo seu caráter colaborativo no qual se admitem colaboradores “profanos”.
Palavras-chave: Linguística Popular; dicionário; intervencionismo.

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Publicado

2023-05-16

Cómo citar

Almeida, T. F. de . (2023). O dicionário Caldas Aulete Digital: um produto folk? The Caldas Aulete Digital Dictionary: a folk product?. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 51(2). https://doi.org/10.21165/el.v51i2.3246

Número

Sección

Artigos