A prosódia como elemento formador da proficiência em língua portuguesa

Autores/as

  • Rosicleide Rodrigues Garcia Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil https://orcid.org/0000-0001-9857-961X
  • Cheila Aparecida Bragadin Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v51i3.3280

Resumen

Este estudo aborda como a oralidade é responsável pela compreensão dos textos orais em detrimento dos textos escritos, sendo ela objeto de desenvolvimento de competências e habilidades conforme determinado pela BNCC (BRASIL, 2018). Logo, observou-se a condição da prosódia em relação às gramáticas, levantando-se a discussão sobre o que há na BNCC quanto à importância dessa competência para a formação comunicativa dos falantes. Além disso, fez-se uma pesquisa com 291 pessoas, do Ensino Médio incompleto à Pós-graduação completa, sobre a interpretação do sentido de orações subordinadas causais e coordenadas conclusivas em textos escritos e orais. Assim, notou-se que houve mais erros de identificação quando ocorria somente a leitura autônoma do que quando os períodos eram lidos por um locutor, demonstrando que a entoação influencia a efetiva interpretação do sentido da sentença.

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Publicado

2023-08-02

Cómo citar

Garcia, R. R., & Bragadin, C. A. . (2023). A prosódia como elemento formador da proficiência em língua portuguesa. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 51(3), 1076–1097. https://doi.org/10.21165/el.v51i3.3280

Número

Sección

Artigos