Discurso e(m) re(x)istência no/pelo digital: memórias de um acontecimento e a arte em rede

Discourse and resistance in/through the digital: memories of an event and network art

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v51i1.3318

Resumen

Este artigo tem como objetivo apresentar um gesto de interpretação acerca do efeito de re(x)istência criado em alguns memoriais virtuais irrompidos durante a pandemia da Covid-19 no Brasil. Mais especificamente, observamos a instauração de novas memórias sobre o morrer e o luto ressignificadas pela arte em perfis da rede social Instagram, tais como: Museu do Isolamento e Inumeráveis. Trata-se de desconstruir a naturalização imposta pelas estatísticas e singularizar as características dos sujeitos vítimas da doença, ressaltando as suas subjetividades, não como números e gráficos oficiais, mas como amores e entes queridos, brasileiros e brasileiras, que perderam a vida por conta dessa doença. Para estas nossas reflexões, partimos dos pressupostos teórico-metodológicos da análise do discurso francesa, em especial as noções de memória e acontecimento de Michel Pêcheux (2008, 2010).
Palavras-chave: arte; acontecimento; discurso, re(x)istência; pandemia.

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Publicado

2022-05-31

Cómo citar

Ruiz, M. A. A. (2022). Discurso e(m) re(x)istência no/pelo digital: memórias de um acontecimento e a arte em rede: Discourse and resistance in/through the digital: memories of an event and network art. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 51(1), 360–378. https://doi.org/10.21165/el.v51i1.3318

Número

Sección

Artigos