Publicidade e discurso: uma leitura sobre as relações de poder e a individua(liza)ção do sujeito

Autores

  • Renata Corrêa Coutinho Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Palavras-chave:

análise de discurso, discurso publicitário, interpelação do sujeito

Resumo

O presente trabalho apresenta algumas reflexões que estamos realizando em torno do objeto empírico que tomamos como constituinte do arquivo de nosso estudo de doutoramento em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria: o discurso publicitário audiovisual veiculado no Brasil para venda de automóveis, uma vez que nele observamos a interpelação do sujeito em indivíduo, ou seja, a individua(liza) ção do sujeito posto como responsável por suas escolhas e seu destino, tal qual propõe Haroche (1992) e Orlandi (2005) acerca do sujeito contemporâneo.

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Publicado

14-06-2015

Como Citar

Corrêa Coutinho, R. (2015). Publicidade e discurso: uma leitura sobre as relações de poder e a individua(liza)ção do sujeito. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 43(3), 1298–1307. Recuperado de https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/524

Edição

Seção

Análise do Discurso