“Deixo em tuas mãos o meu povo”: retórica e intertextualidade na campanha de Dilma em 2010

Autores

  • Maria Flávia Figueiredo Universidade de Franca (Unifran), Franca, São Paulo, Brasil
  • Fernando Aparecido Ferreira Universidade de Franca (Unifran), Franca, São Paulo, Brasil

Palavras-chave:

propagandas políticas, textos sincréticos, retórica, intertextualidade

Resumo

O objeto de estudo do presente trabalho é o vídeo do jingle utilizado para abrir a campanha da candidata Dilma Rousseff à presidência em 2010 no horário eleitoral gratuito na TV. Por se tratar de um objeto classificado como “audiovisual”, no qual o verbal e o imagético têm uma relação de interdependência no processo de produção de sentido, esse tipo de propaganda política constitui um terreno fértil para o estudo de textos sincréticos. O objetivo da pesquisa reside em fazer revelar, por meio da análise, a estrutura retórica do corpus selecionado, bem como a intertextualidade que o permeia. O arcabouço teórico abarca os estudos da intertextualidade, via Linguística Textual; os estudos Retóricos; bem como os pressupostos da semiologia da imagem aliados à psicologia da percepção.

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Publicado

14-06-2015

Como Citar

Figueiredo, M. F., & Ferreira, F. A. (2015). “Deixo em tuas mãos o meu povo”: retórica e intertextualidade na campanha de Dilma em 2010. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 43(3), 1454–1468. Recuperado de https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/536

Edição

Seção

Retórica e Estilística