Abordagem, método e técnica: diálogos e duelos

Autores

  • Diego Moreno Redondo Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v45i2.660

Palavras-chave:

abordagem, método, técnica, ensino-aprendizagem de inglês.

Resumo

O presente trabalho apresenta, como eixo central, a análise da concepção de método de cinco professores-coordenadores de cursos de inglês, em cinco institutos privados de idiomas de uma cidade do interior paulista. Com base na teoria sobre método já estabelecida por Anthony (1963), este estudo analisa a concepção de método desses participantes da pesquisa, uma vez que, no contexto dos institutos de idiomas, esses profissionais representam a ideologia da instituição na qual trabalham e, por isso, são responsáveis pela realização de cursos de formação para todos os professores a fim de preparar esses profissionais para ministrar as aulas com base no método utilizado pelo instituto. Além disso, é possível investigar até que ponto os termos abordagem, método e técnica são usados como sinônimos ou com um sentido diferente do estabelecido por Anthony (1963).

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Biografia do Autor

Diego Moreno Redondo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Graduado em Letras-Inglês pela Faculdade de Educação São Luís/Jaboticabal-SP em 2005. Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP em 2015, sob orientação da Prof.ª Dra. Maria Antonieta Alba Celani. Atualmente, atua como professor de português e inglês no Ensino Fundamental II pela Secretaria Municipal de Educação de Guatapará-SP.

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Publicado

29-11-2016

Como Citar

Redondo, D. M. (2016). Abordagem, método e técnica: diálogos e duelos. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 45(2), 504–518. https://doi.org/10.21165/el.v45i2.660

Edição

Seção

Ensino de Segunda Língua/Língua Estrangeira