O enunciatário no gênero reportagem: como se configura o chamado “público médio” da imprensa

Autores/as

  • Rafael Henrique Palomino

Palabras clave:

público médio, cultura de massa, gêneros do discurso, Círculo de Bakhtin, Voloshinov.

Resumen

Por serem correntes expressões como “público médio” e “homem médio” em estudos sobre cultura de massa, este artigo visa identificar como esse “homem médio” é concebido. A intenção é ver os traços que nossa cultura naturaliza a ponto de serem considerados “normais”. Baseados no Círculo de Bakhtin, ao qual ajustamos considerações da Retórica e outras teorias da argumentação, tentamos ver a imagem do leitor no gênero reportagem. Essa imagem liga-se a como o “homem médio” é imaginado, devido às reportagens analisadas dirigirem-se a ele,
por advirem das revistas mais vendidas do Brasil, Veja e Época. A análise nos mostra que esse “homem médio” não é médio, mas sim é um estereótipo relativamente bem definido de homem de sucesso no mundo capitalista.

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Publicado

2016-04-04

Cómo citar

Palomino, R. H. (2016). O enunciatário no gênero reportagem: como se configura o chamado “público médio” da imprensa. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 42(3), 1174–1187. Recuperado a partir de https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/923

Número

Sección

Análise do Discurso