A segmentação da letra “a” na aquisição da escrita

Autores/as

  • Cristiane Carneiro Capristano Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, paraná, Brasil
  • Taynara Alcântara Cangussú Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, paraná, Brasil

Palabras clave:

Aquisição da Escrita, Ortografia, Segmentação

Resumen

Crianças em aquisição da escrita oscilam entre o convencional e o não convencional em momentos nos quais precisam registrar a letra “a”, principalmente, em dois contextos específicos: quando essa letra aparece em início de palavra ou quando funciona como artigo definido em sintagmas nominais. Supondo que essa oscilação indicia dúvidas sobre como segmentar a palavra ortográfi ca, neste artigo, o objetivo foi investigar, na trajetória de duas crianças, quais seriam os fatores linguísticos determinantes do aparecimento das segmentações não convencionais envolvendo a letra “a”. Utilizamos um corpus de 101 produções textuais elaboradas por essas duas crianças, durante quatro anos. A análise permitiu observar que fatores sintáticos, semânticos, morfológicos e fonológicos atuam conjuntamente para a emergência de segmentações não convencionais envolvendo a letra “a”.

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Publicado

2016-03-06

Cómo citar

Carneiro Capristano, C., & Alcântara Cangussú, T. (2016). A segmentação da letra “a” na aquisição da escrita. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 44(2), 466–479. Recuperado a partir de https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/987

Número

Sección

Aquisição da Escrita