Um olhar enunciativo sobre a escrita e o diagnóstico no espaço escolar

Autores/as

  • Mariana da Silva Marinho Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, Minas Gerais

Palabras clave:

diagnóstico, aprendizagem, escrita, relação professor-saber-aluno

Resumen

Este artigo tem como objetivo apresentar algumas refl exões, a partir da análise de uma produção textual de um aluno do 6.o ano do Ensino Fundamental, sobre a relação professor-saber-aluno, quanto ao ensino e à aprendizagem de escrita por esse aluno, diagnosticado pela própria Escola como sendo um aluno do baixo desempenho. Para isso, apresentamos algumas considerações teóricas acerca da alfabetização e do letramento, processos responsáveis por iniciar o aluno no mundo da escrita e por permitirem sua formação como cidadão apto a atuar socialmente em diferentes práticas sociais mediadas pela escrita. Além disso, buscamos refletir o que signifi ca esse diagnóstico realizado pela própria Escola, através de avaliações que buscam aferir o nível de aprendizagem dos alunos e como esse diagnóstico é entendido por uma professora de Redação quanto ao ensino de escrita para um aluno do baixo desempenho.

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Citas

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Publicado

2016-03-06

Cómo citar

Silva Marinho, M. da. (2016). Um olhar enunciativo sobre a escrita e o diagnóstico no espaço escolar. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 44(2), 625–636. Recuperado a partir de https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/999

Número

Sección

Ensino de Língua Materna