Aplicativos de notícias e efeitos de sentidos: diferenças de destacamento

Autores

  • Érika de Moraes Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Bauru, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v46i3.1511

Palavras-chave:

discurso, destacabilidade, aplicativos de notícias

Resumo

A comunicação digital ampliou a disponibilidade de notícias, porém, é cada vez mais comum que se leiam apenas os títulos, que são um aspecto destacado do assunto abordado. Dessa forma, a crescente influência dos aplicativos de notícias é decisiva para a construção de efeitos de sentidos inusitados a respeito dos fatos noticiados. Este trabalho analisa esses efeitos em notícias veiculadas em dois aplicativos de notícias, um nacional (o portal UOL) e um internacional (Le Monde), com respaldo no quadro teórico-metodológico da Análise do Discurso francesa (AD), priorizando noções como as de destacamento, destacabilidade e aforização (MAINGUENEAU, 2010; 2014).

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Biografia do Autor

Érika de Moraes, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Bauru, São Paulo

Érika de Moraes. Doutora em Linguística pelo IEL/Unicamp. Docente vinculada ao Departamento de Ciências Humanas da Faac, Unesp, Bauru.

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Publicado

21-11-2017

Como Citar

de Moraes, Érika. (2017). Aplicativos de notícias e efeitos de sentidos: diferenças de destacamento. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 46(3), 826–836. https://doi.org/10.21165/el.v46i3.1511

Edição

Seção

Análise do Discurso