Educação a distância no discurso publicitário: o imaginário discursivo sobre o aluno
DOI :
https://doi.org/10.21165/el.v46i3.1803Mots-clés :
imaginário discursivo, aluno a distância, publicidadeRésumé
O crescimento efetivo de cursos de graduação e pós-graduação na modalidade a distância no território nacional torna compreensível o empenho que os responsáveis pelo marketing de instituições de ensino superior despendem em maneiras de seduzir o público-alvo a optar pelos cursos que oferece, considerando-se o enorme leque de possibilidades existentes. Partindo desse pressuposto, temos por objetivo, neste artigo, investigar de que forma é construído o imaginário discursivo a respeito do estudante universitário em propagandas de cursos de educação a distância, veiculadas em páginas de abertura de sites de instituições particulares. O enfoque teórico para essa investigação é o da Análise de Discurso de orientação francesa, com algumas contribuições da Gramática do Design Visual de Kress e Van Leeuwen (1996).Téléchargements
Références
BAUMAN, Z. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
BELLONI, M. L. Ensaio sobre a educação a distância no Brasil. Educação & Sociedade, ano XXIII, n. 78, p. 117-142, 2002.
_______. Educação a distância. 5. ed. Campinas: Autores associados, 2009.
BOURDIEU, P. O poder simbólico. Tradução de Fernando Tomaz. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.
CARVALHO, N. de. Publicidade: a linguagem da sedução. São Paulo: Ática, 1996.
CHARAUDEAU, P. Discurso político. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2013.
_______. O discurso propagandista: uma tipologia. In: MACHADO, I. L.; MELLO, R. Análises do Discurso hoje. Rio de Janeiro: Nova Fronteira (Lucerna), 2010. p. 57-78.
_______. Eléments de semiolonguistique : d‘une theorie du langage à une analyse du discours. In: Connexions, EPI, Paris, n. 38, p. 7-30, 1982.
GARCIA, O. M. Comunicação em prosa moderna. 15. ed. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1992.
HALL, S. Quem precisa da identidade. In: SILVA, T. T. da; HALL, S.; WOODWARD, K. (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2006. p. 103-133.
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of the design visual. London: Routledge, 1996.
LAPOLLI, M.; GAUTHIER, F. Á. Publicidade na era digital: um desafio para hoje. Florianópolis: Pandion, 2008.
MOORE, M.; KEARSLEY, G. Educação a distância: uma visão integrada. Tradução de Roberto Galman. São Paulo: Cenage Learning, 2007.
MORAN, J. O que é educação a distância. p. 1-4. 2002. Disponível em: <http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/dist.pdf>. Acesso em: 15. ago. 2016.
PADILHA, V.; BONIFÁCIO, R. C. A. Obsolescência planejada: armadilha silenciosa na sociedade de consumo. 2013, [n.p]. Le Monde Diplomatique Brasil. Disponível em: <http://www.diplomatique.org.br/artigo.php?id=1489>. Acesso em: 17 set. 2016.
SOULAGES, J.-C. Discurso e mensagens publicitárias. In: CARNEIRO, A. D. (Org.). O discurso da mídia. Rio de Janeiro: Oficina do autor, 1996.
SUCESSO. In: HOUAISS, A.; VILLAR, M. de S. Mini Hoauiss: dicionário da língua portuguesa. 2. ed. Rio de Janeiro, 2004. p. 695.
THOMPSON, J. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2004.
TRINDADE, A. R. Distance Education for Europe. Lisboa: Universidade Aberta, 1992.
WOODWARD, K. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, T. T. da; HALL, S.; WOODWARD, K. (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 7-72.