Linguagem esportiva italiana: o emprego de neologismos nas manchetes do portal Tuttosport

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.21165/el.v49i3.2505

Mots-clés :

linguagem esportiva, língua italiana, neologismos.

Résumé

Este artigo pretende apontar algumas considerações sobre a linguagem esportiva italiana, tais como o uso de itens léxicos de língua estrangeira e a formação ou adoção de novas palavras, os neologismos lexicais. Para tanto, selecionamos quatro itens lexicais para serem explicados detalhadamente, extraídos de um corpus formado a partir de manchetes do portal esportivo italiano Tuttosport, a saber: Cristianomania, superfavorito, mask e Joya. Esta análise foi fundamentada na área de estudos da Lexicologia e da Neologia, com base na comparação de três fontes de consulta (dois dicionários monolíngues de italiano e uma enciclopédia da mesma língua), além de informações recuperadas no contexto de veiculação de manchetes.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ADAMO, G. La neología italiana: panorama histórico, processos de formación y nuevas tendências em los neologismos de la prensa diária. In: ALVES, I. M. Neologia e neologismos em diferentes perspectivas. São Paulo: Paulistana, 2010. p. 35-61.

ALDO, G. Dizionario Italiano Online – Gratis ricerca di parole, significati e traduzioni – HOEPLI.it. Disponível em: http://www.grandidizionari.it/Dizionario_Italiano.aspx?idD=1. Acesso em: 19 jul. 2019.

ALVES, I. M. Neologismo. Criação lexical. 2. ed. São Paulo: Ática, 2002.

BIDERMAN, M. T. C. Teoria linguística. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

BISETTO, A. Da formattare a calcio mercato: L’interferenza dell’inglese sull’italiano contemporaneo. In: CALLIMANI, A. V. S. (org.). Italiano e inglese a confronto. Firenze: Franco Cesati Editore, 2003. p. 87-99.

CARVALHO, N. M. A criação neológica. Revista Trama, v. 2, n. 4, p. 191-203, 2º sem. 2006.

MURRMANN, J.; SURMAJ, P. La peculiarità del linguaggio giornalistico sportivo in base all’analisi degli articoli della Gazzetta dello Sport. Italica Wratislaviensia, 6, 2015, p. 197-216. DOI: http://dx.doi.org/10.15804/IW.2015.06.12

ORSI, V. Lexicologia: O que há por trás do estudo das palavras? In: GONÇALVES, A. V.; GÓIS, M. L. S. (org.). Ciências da linguagem: O fazer científico? Campinas: Mercado das Letras, 2012. p. 163-177.

SABATINI, F.; COLETTI, V. Dizionario Italiano – Vocabolario italiano – Corriere.it. Disponível em: http://dizionari.corriere.it/dizionario_italiano/index.shtml. Acesso em: 19 jul. 2019.

SZEMBERSKA, A. Forestierismi nel lessico calcistico italiano. 2010. Disponível em: http://romdoc.amu.edu.pl/Szemberska.pdf. Acesso em: 19 jul. 2019.

TRECCANI. Trecanni, il portale del sapere. Disponível em: http://www.treccani.it/. Acesso em: 19 jul. 2019.

TUTTOSPORT. Tuttosport – News su Calcio, Calciomercato, F1, Moto e altri sport. Disponível em: http://www.tuttosport.com/. Acesso em: 19 jul. 2019.

Téléchargements

Publié-e

2020-12-17

Comment citer

Janeli, T., & Orsi, V. (2020). Linguagem esportiva italiana: o emprego de neologismos nas manchetes do portal Tuttosport. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 49(3), 1379–1392. https://doi.org/10.21165/el.v49i3.2505

Numéro

Rubrique

Artigos