Complexidade enunciativa do podcast em contexto de intercâmbio virtual no Ensino Superior
DOI :
https://doi.org/10.21165/el.v52i1.3469Résumé
Este artigo trata de uma proposta didática formulada para o Ensino Superior visando à criação de podcast em contexto de intercâmbio acadêmico desenvolvido de modo virtual. O objetivo de caracterizar a complexidade enunciativa do podcast no contexto acadêmico é almejado no quadro teórico em que é feita a problematização das relações entre fala e escrita, enquanto modos de enunciação, e entre práticas orais e letradas, as quais ocorreram em contexto de intercâmbio cultural entre brasileiros e norte-americanos. Perpassam o tema central dois outros, a saber: (a) o desenvolvimento de práticas letradas digitais em ambiente acadêmico; (b) a elaboração de projetos de intercâmbio virtual que efetivamente promovam a ampliação de experiência acadêmica internacional de maneira colaborativa. As reflexões sobre o processo de produção colaborativa de episódios de podcast em contexto de intercâmbio virtual favoreceram positivamente a aprendizagem de práticas orais e letradas por universitários.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978) 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
A aprovação dos artigos para publicação implica na cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação nesta revista. O(s) autor(es) autoriza(m) o Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo (GEL) a reproduzi-lo e publicá-lo na revista Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O(s) autor(es) continuará(rão) a ter os direitos autorais para publicações posteriores. O artigo poderá ser acessado pela rede mundial de computadores (www.gel.org.br/estudoslinguisticos), sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem o consulta. Essa autorização de publicação não tem limitação de tempo, ficando o GEL responsável pela manutenção da identificação do autor do artigo. Casos de plágio ou quaisquer ilegalidades nos textos apresentados são de inteira responsabilidade de seus autores.