Escrita acadêmica: o pesquisador e sua relação com a teoria

Auteurs-es

  • Maria Aparecida da Silva Miranda Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, Rio Grande do Norte, Brasil
  • Sulemi Fabiano Campos Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, Rio Grande do Norte, Brasil

Mots-clés :

Escrita acadêmica, paráfrase, expressões linguísticas, efeitos de sentido

Résumé

Neste estudo investiga-se como o pesquisador em formação se relaciona com a teoria ao mobilizar e colocar conceitos de área em funcionamento na análise dos dados. A nossa atenção se volta para a relação que ele estabelece com o conhecimento culturalmente sistematizado, ao escrever sua pesquisa. O corpus é constituído por três dissertações de mestrado da área de linguística defendidas em 2001, 2006 e 2008, disponíveis no portal de domínio público – CAPES. Sustenta-se a hipótese que o sujeito ao escrever deixa marcas linguísticas da relação que estabelece com o conhecimento e o saber culturalmente sistematizado na escrita. Logo, pretende-se fazer o levantamento de algumas formas linguísticas que funcionam como reformuladores parafrásticos, e quais efeitos de sentido que elas exteriorizam na escrita evidenciando o modo como o pesquisador se relaciona com a teoria. Acredita-se que essas expressões linguísticas “inventariáveis” podem revelar, no fio do dizer, a relação do sujeito com o legado cultural que o precedeu. Tal discussão embasa-se na concepção de heterogeneidade enunciativa das “não coincidências” do dizer de Authier-Revuz (1998, 2004, 2011) e na concepção de paráfrases de Fuchs (1985).

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Publié-e

2015-06-14

Comment citer

Silva Miranda, M. A. da, & Campos, S. F. (2015). Escrita acadêmica: o pesquisador e sua relação com a teoria. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 43(3), 1207–1220. Consulté à l’adresse https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/517

Numéro

Rubrique

Análise do Discurso