A construção do ethos como estratégia argumentativa no artigo de opinião jornalístico

Autores

  • Ana Cláudia Ferreira da Silveira Universidade de Franca (Unifran), Franca, São Paulo, Brasil

Palavras-chave:

ethos, argumentação e retórica, Luiz Felipe Pondé, artigo de opinião jornalístico

Resumo

O artigo de opinião jornalístico é caracterizado pela atividade argumentativa orientada à defesa de um ponto de vista acerca de temas diversos. Para defender sua tese, o orador articula provas que fundamentem o seu discurso. Segundo Aristóteles, em retórica, tais provas são relativas ao próprio discurso (logos) por meio dos argumentos e das fi guras; ao auditório, por meio das paixões que lhe são despertadas (pathos); e, fi nalmente, à imagem de si que o próprio orador constrói na atividade discursiva (ethos). Todas essas provas são coordenadas e orientadas ao fi m último do discurso retórico: persuadir. No presente trabalho, privilegiar-se-á a análise do ethos como estratégia argumentativa no artigo opinativo intitulado “Para além do niilismo” (Folha de S. Paulo, 06/05/2013).

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Publicado

11-03-2016

Como Citar

Ferreira da Silveira, A. C. (2016). A construção do ethos como estratégia argumentativa no artigo de opinião jornalístico. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 44(3), 1360–1370. Recuperado de https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/1062

Edição

Seção

Retórica e Estilística