O uso de vírgulas: evidências da heterogeneidade da escrita

Autori

  • Ana Carolina Araújo-Chiuchi

Parole chiave:

pontuação, aquisição da escrita, oralidade, letramento, ensino fundamental.

Abstract

Neste artigo, temos o objetivo de analisar a flutuação do emprego da vírgula, ou seja, a oscilação entre usos convencionais e não-convencionais desse sinal em um corpus constituído de 152 textos produzidos por alunos de quinta série (sexto ano, na atual nomenclatura)1 do Ensino Fundamental de uma escola estadual do interior paulista. Argumentamos que as motivações dos empregos não-convencionais identificados quanto à ausência/presença da vírgula evidenciam o que Corrêa (2004) chamou de modo heterogêneo de constituição da escrita. Desse modo, por meio do uso de vírgulas, investigamos as possíveis relações, feitas pelos escreventes, entre enunciados orais/falados e enunciados letrados/escritos. De um modo geral, os resultados mostram que essa relação tanto causa o excesso (emprego não-convencional pela presença de vírgula) quanto a falta (emprego não-convencional pela ausência de vírgula) dos sinais de pontuação.

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Pubblicato

2016-04-04

Come citare

Araújo-Chiuchi, A. C. (2016). O uso de vírgulas: evidências da heterogeneidade da escrita. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 40(2), 488–497. Recuperato da https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/1312

Fascicolo

Sezione

Aquisição da Escrita