A influência das crenças para a aquisição da autonomia dos alunos na aprendizagem de língua inglesa no Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v51i3.3218Abstract
O desenvolvimento da autonomia é uma competência desejável no processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa. Uma possibilidade na busca pelo aluno autônomo é identificar suas crenças e discutir sua influência no desenvolvimento da autonomia, objetivo geral desta pesquisa. Com base em estudos teórico-metodológicos sobre crenças e autonomia, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, um estudo de caso, com uma turma de 33 alunos do Ensino Médio Integrado ao Técnico. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário, com 15 questões, aplicado aos alunos em 2019. A análise dos resultados revelou algumas das crenças dos alunos que podem auxiliar o professor que deseja um aluno autônomo, bem como a necessidade de desconstruir aquelas que não favorecem a autonomia desejada. Dentre as primeiras, destacamos “É possível aprender inglês sozinho” e, dentre aquelas que não contribuem para a autonomia, “O melhor lugar para aprender inglês é no país em que ele é falado como língua materna”. Resumindo, as crenças do grupo de alunos que participaram da pesquisa refletem suas opiniões sobre a autonomia na aprendizagem de inglês e demonstram que é possível aprender inglês sozinho, se houver esforço e dedicação por parte dos alunos, com orientação do professor em alguns momentos, com a complementação de jogos, internet, músicas e séries televisivas e por meio de outras atividades diversificadas, além do uso do livro didático. Os resultados poderão contribuir para uma prática pedagógica mais eficaz no ensino de língua inglesa.
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