Alfabetização e letramento de surdos: mapeamento das contribuições de pesquisas

Literacy of the deaf: mapping of research contributions

Autori

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v51i1.3278

Abstract

O presente artigo tem como objetivo analisar as contribuições de pesquisas realizadas, entre os anos de 2000 e 2019, acerca da alfabetização e do letramento de surdos na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Adotamos, como referencial teórico, Cavalcanti (2011), Cárnio, Couto e Lichtig (2000), Fernandes (2006), Quadros e Schmiedt (2006), Lacerda, Albres e Drago (2013), Soares (2003), Sousa (2014) Sousa e Mourão (2018), entre outros. Optamos pela pesquisa qualitativa, e os dados coletados totalizaram vinte e sete trabalhos. Para a análise dos dados, utilizamos o procedimento metodológico da análise de conteúdo de Bardin (2016). Os resultados nos mostraram poucas pesquisas nessa base de dados abordando a temática proposta, todavia foram encontradas diversas contribuições para a educação bilíngue de pessoas surdas, priorizando atividades escolares e experiências baseadas nos aspectos visuais.
Palavras-chave: educação bilíngue de surdos; formação de professores; leitura e escrita.

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Pubblicato

2022-05-31

Come citare

Barbosa, M. G., Maria Alves Cavalcanti, W. ., & Pastor de Andrade Sousa, W. . (2022). Alfabetização e letramento de surdos: mapeamento das contribuições de pesquisas: Literacy of the deaf: mapping of research contributions. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 51(1), 50–63. https://doi.org/10.21165/el.v51i1.3278

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Sezione

Artigos