Ethos discursivo sobre educação financeira: uma análise discursiva de duas newsletters da empresa “Me Poupe!”

Autori

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v53i2.3648

Abstract

Com respaldo nos pressupostos teórico-metodológicos da Análise do Discurso de linha francesa (AD), considerando especialmente conceitos desenvolvidos por Maingueneau (2005, 2010), o artigo visa analisar as estratégias de composição do ethos discursivo sobre educação financeira da empresa Me Poupe!. Para a análise, foram selecionadas duas newsletters (veiculadas por e-mail em 2023) da empresa Me Poupe!, consideradas em relação de interdiscursividade com sua rede de discursos, o que justifica o acréscimo da análise de um vídeo. As análises exploram como são construídas cenografias que contribuem para legitimar a ideia de inevitabilidade do capitalismo (Crary, 2023), investigando as estratégias por meio das quais os discursos são naturalizados, que incluem o estabelecimento de uma persona para a empresa.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Érika de Moraes, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp), Bauru, São Paulo, Brasil

Doutora em Linguística pelo IEL/Unicamp. Docente vinculada ao Departamento de Ciências Humanas da Faac, Unesp, Bauru.

Pubblicato

2025-08-25

Come citare

Moraes, Érika de. (2025). Ethos discursivo sobre educação financeira: uma análise discursiva de duas newsletters da empresa “Me Poupe!”. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 53(2), 342–361. https://doi.org/10.21165/el.v53i2.3648

Fascicolo

Sezione

Artigos