A interculturalidade no ensino de PLE: metodologias ativas e políticas linguísticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v48i3.2220

Palavras-chave:

interculturalidade, português como língua estrangeira, políticas linguísticas, aprendizagem baseada em projetos

Resumo

A formação de professores de português como língua estrangeira (PLE) possui um papel importante no ensino e na aprendizagem como um todo, sobretudo no ensino intercultural. O PLE, em seus diferentes contextos educacionais, lida com um público-alvo diverso e tem o desafio de desenvolver as condições necessárias para a compreensão de uma nova língua e cultura. No entanto, além de capacitar professores de PLE, é preciso oferecer uma formação intercultural que deve ser evidenciada por políticas linguísticas que viabilizem a elaboração de documentos norteadores e de metodologias para a atuação docente. Por isso, o presente trabalho reflete sobre a abordagem que as políticas linguísticas e os documentos orientadores como a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), o Plano Nacional da Educação (PNE), o Parâmetro Curricular Nacional (PCN), as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM), as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCN), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação propõem para um ensino intercultural. Além disso, apresenta-se uma proposta para uma educação intercultural no ensino de português como língua estrangeira por meio da metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BENDER, W. N. Aprendizagem Baseada em Projetos, Educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso, 2014.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf. Acesso em: 02 ago. 2018.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Plano Nacional de Educação – PNE. Diário Oficial, Brasília, DF.

CALVO, A. H. Viaje a la escuela del siglo XXI – Así trabajan los colegios más innovadores del mundo. Fundação Telefônica: Madri, 2015.

DIAS, A. P. P. Ensino e aprendizagem intercultural de línguas estrangeiras: da teoria à sala de aula. In: SÁ, R. L. (org.). Português para falantes de outras línguas – interculturalidade, inclusão social e políticas linguísticas. Campinas: Pontes Editores, 2016.

GARCÍA MARTÍNEZ, A.; ESCARBAJAL FRUTOS, A.; ESCARBARAL DE HARO, A. (org.). La interculturalidad. Desafío para la educación. Madrid: Dykinson, 2007.

GROSSO, M. J.; SOARES, A.; SOUSA, F.; PASCOAL, J. 2011. Quadro de Referência para o Ensino Português no Estrangeiro. Disponível em: http://www.dgidc.minedu.pt/index. php?s=directorio&pid=67. Acesso em: 13 jul. 2018.

HALL, S. Representation – Cultural Representations and Signifying Pratices. The Open University, 1997.

LISPECTOR, C. A descoberta do mundo. Rocco: Rio de Janeiro, 1999.

MARCON, T. Multiculturalismo, intercultura e políticas educacionais. Revista Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v. 16, n. 2, p. 48-61, jul./dez. 2009.

MARHAM, T.; LARMER, J.; RAVITZ, J. (org.). Buck Institute for Education. Porto Alegre: Artmed, 2008.

MEC/ SEF. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Fundamental. Brasília: MEC, Secretaria de Educação Básica, 1998.

MEC/ SEF. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclo: temas transversais: pluralidade cultural. Brasília: MEC, Secretaria de Educação Básica, 1998.

MEC/ SEF. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclo do ensino fundamental: língua estrangeira. Brasília: MEC, Secretaria de Educação Básica, 1998.

MEC/ SEB. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC, Secretaria de Educação Básica, 2000.

MEC/SEB. Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Filosofia, História, Geografia, Serviço Social, Comunicação Social, Ciências Sociais, Letras, Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia. Brasília: MEC, Secretaria de Educação Básica, 2001.

MEC/ SEB. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Conhecimentos de Línguas Estrangeiras; Conhecimentos de Espanhol. Brasília: MEC, Secretaria de Educação Básica, 2006.

Downloads

Publicado

18-12-2019

Como Citar

Franco, G. (2019). A interculturalidade no ensino de PLE: metodologias ativas e políticas linguísticas. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 48(3), 1386–1399. https://doi.org/10.21165/el.v48i3.2220

Edição

Seção

Artigos