Identidade de adolescentes de Unidades Educacionais Internas (UNEI) do MS: entre o assujeitamento e a resistência

Autores

  • Celina Aparecida Garcia de Souza Nascime Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Cuiabá, Mato Grosso do Sul, Brasil

Palavras-chave:

Identidade, exclusão, adolescentes

Resumo

Objetivamos analisar as representações identitárias que alunos-adolescentes constroem durante o processo de ensino-aprendizagem nas Unidades Educacionais Internas do Mato Grosso do Sul. Trata-se de uma pesquisa que se insere na perspectiva teórica metodológica discursiva francesa, cujo córpus consiste em entrevistas feitas com adolescentes, tendo como perspectiva teórica conceitos da Análise do Discurso Francesa, que se insere no entrecruzamento da Linguística e das Ciências Sociais imbricando história, ideologia e sujeito aluno, a partir de Coracini (2003a), Orlandi (2001) e, para as questões de saber-poder, Foucault (1998, 2002, 2006).

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Publicado

14-06-2015

Como Citar

Souza Nascime, C. A. G. de. (2015). Identidade de adolescentes de Unidades Educacionais Internas (UNEI) do MS: entre o assujeitamento e a resistência. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 43(3), 1003–1014. Recuperado de https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/501

Edição

Seção

Análise do Discurso