Considerações sobre o funcionamento da fórmula discursiva “cultura de paz” no mercado editorial brasileiro

Autores

  • Helena Boschi Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, São Paulo, Brasil

Palavras-chave:

Cultura De Paz, Fórmula Discursiva, Mercado Editorial Brasileiro

Resumo

Neste artigo, nos propomos a analisar discursivamente o mercado editorial brasileiro no que diz respeito a publicações que têm “cultura de paz” como objeto principal, sintagma que consideramos funcionar como fórmula discursiva segundo os parâmetros estabelecidos por Krieg-Planque (2010). Postas em circulação como objetos técnicos específicos – cartilhas, livros teóricos, coletâneas, etc. –, essas obras colaboram para a instauração e a difusão dessa fórmula nos discursos institucionais como agente de apagamento da conflitualidade, notadamente por meio de seu funcionamento como referente social no espaço público e, como consequência, argumento legitimador de práticas institucionais variadas.

 

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Publicado

11-03-2016

Como Citar

Boschi, H. (2016). Considerações sobre o funcionamento da fórmula discursiva “cultura de paz” no mercado editorial brasileiro. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 44(3), 1075–1086. Recuperado de https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/1039

Edição

Seção

Análise do Discurso