Discurso e(m) imagem sobre o feminino: o sujeito nas telas

Autores

  • Jonathan Raphael Bertassi da Silva
  • Lucília Maria Sousa Romão

Palavras-chave:

discurso, mulher, cinema, ideologia.

Resumo

Neste artigo, abordamos os efeitos de sentido sobre liberdade e repressão sexual feminina em sequências discursivas coletadas nos filmes Repulsa ao Sexo (Repulsion, 1965) e A Bela da Tarde (Belle de Jour, 1967). Para tanto, mobilizaremos como referencial teórico a Análise do Discurso de matriz francesa para compreender os efeitos de sentido no discurso sobre a sensualidade feminina inscritos nos processos discursivos verbal e não-verbal. É nosso escopo buscar compreender como circulam os sentidos da/sobre a mulher e seu conflito com os sentidos naturalizados como evidentes pelo patriarcalismo, produzindo rupturas com o silêncio e efeitos de resistências, de modo heterogêneo, que (re)significam a memória discursiva sobre o que é ser mulher.

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Publicado

2016-04-04

Como Citar

Silva, J. R. B. da, & Romão, L. M. S. (2016). Discurso e(m) imagem sobre o feminino: o sujeito nas telas. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 40(3), 1362–1375. Obtido de https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/1259

Edição

Secção

Análise do Discurso