Propostas de produção de textos em material didático e a noção de “escrita como trabalho”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v49i3.2695

Palavras-chave:

estudos bakhtinianos, material didático, produção de texto.

Resumo

Este trabalho se insere no contexto das pesquisas das ciências da linguagem sobre a produção textual como processo e sua inserção em atividades didático-pedagógicas. Considerando essa problemática, o objetivo é colocar em foco escritos de pesquisadores brasileiros, nas áreas da Linguística e da Linguística Aplicada, discutindo sua atualização no discurso sobre a produção textual em material didático – é enfocada, especificamente, a noção de “escrita como trabalho”, atualizada por uma coleção didática direcionada ao Ensino Médio intitulada Veredas da Palavra. O suporte teórico-metodológico da pesquisa são os estudos bakhtinianos do discurso. O procedimento metodológico central é o cotejamento de textos, comparando discursos produzidos em esferas de atividade diferentes. O pressuposto teórico de que se parte é o de que, ao migrar de uma esfera de atividade para outra, o discurso sofre modificações decorrentes de novas relações discursivas estabelecidas na nova esfera e de valores que são predominantes nela.

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Biografia Autor

Marina Célia Mendonça, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Araraquara, São Paulo, Brasil

Departamento de Linguística da Unesp/Araraquara. Área: Análise do discurso; Análise dialógica do discurso; Estudos bakhtinianos.

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Publicado

2020-12-17

Como Citar

Mendonça, M. C. (2020). Propostas de produção de textos em material didático e a noção de “escrita como trabalho”. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 49(3), 1497–1510. https://doi.org/10.21165/el.v49i3.2695

Edição

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Artigos