Aquisição de linguagem: o envelope multimodal em uma criança autista
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v51i3.3302Resumo
Com foco na abordagem multimodal, perspectiva teórica que defende a matriz gesto-vocal como um sistema único de significação, objetivamos analisar a mescla entre olhar, vocalizações e gestos na produção de uma criança autista do sexo feminino. Especificamente, intencionamos identificar como os referidos elementos semióticos contribuem para a negociação de sentidos na interação e quais os papéis emitidos por esses componentes significativos. Nesse sentido, constatamos que a tríade semiótica de articulação entre gesto, produção vocal e olhar promove um lócus de enunciação para a criança autista e percebemos o quão necessário é considerar esses componentes, que constituem o envelope multimodal, no processo de aquisição linguística.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978)
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
A aprovação dos artigos para publicação implica na cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação nesta revista. O(s) autor(es) autoriza(m) o Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo (GEL) a reproduzi-lo e publicá-lo na revista Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O(s) autor(es) continuará(rão) a ter os direitos autorais para publicações posteriores. O artigo poderá ser acessado pela rede mundial de computadores (www.gel.org.br/estudoslinguisticos), sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem o consulta. Essa autorização de publicação não tem limitação de tempo, ficando o GEL responsável pela manutenção da identificação do autor do artigo. Casos de plágio ou quaisquer ilegalidades nos textos apresentados são de inteira responsabilidade de seus autores.