Habilidades afetivas em livros didáticos: o gerenciamento tensivo do gosto pela leitura

Affective skills in textbooks: the tension management of the taste for reading

Autores

  • Poliana Sabina Quintiliano Silvesso de França Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v51i1.3342

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir as estratégias utilizadas em duas seções do livro destinado ao 6º ano escolar da coleção Way to English (TAVARES; FRANCO, 2020) para a disciplina de Língua Inglesa. Interessam-nos as estratégias que dialogam com o domínio afetivo da aprendizagem. Em relação aos objetivos afetivos, dispostos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as reformulações dos livros didáticos, ocorridas nos últimos três anos, visam estabelecer vínculos com eles. Para esta discussão, exploramos a habilidade “interessar-se pelo texto lido” (EF06LI12), conforme disposta na BNCC. Elegemos a Semiótica Tensiva, fundamentada por Zilberberg (2011), desdobramento teórico da Semiótica Discursiva, como ferramenta teórico-metodológica. Da mesma forma, partimos do esquema afetivo proposto por Bloom, Krathwohl e Masia (1982), uma classificação de objetivos educacionais do campo.
Palavras-chave: semiótica tensiva; ensino; BNCC; livro didático; competências socioafetivas.

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Publicado

2022-05-31

Como Citar

França, P. S. Q. S. de. (2022). Habilidades afetivas em livros didáticos: o gerenciamento tensivo do gosto pela leitura: Affective skills in textbooks: the tension management of the taste for reading. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 51(1), 177–195. https://doi.org/10.21165/el.v51i1.3342

Edição

Secção

Artigos