O apagamento do -R em final de infinitivos verbais em textos escolares do 6º ano do Ensino Fundamental II

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v52i1.3498

Resumo

Este estudo tem como objetivo investigar o apagamento do -R em final de infinitivos verbais presentes em textos de alunos do Ensino Fundamental II, tecendo reflexões a partir dos dados gerados, observando os possíveis fatores linguísticos condicionantes do fenômeno, tais como os contextos fonológicos precedentes e seguintes e a extensão do vocábulo. Para o corpus desta pesquisa, foram coletadas, quantificadas e analisadas 82 redações de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II de duas instituições de ensino de Porto Velho – RO. Constatamos que, dos 545 infinitivos verbais escritos, houve 112 ocorrências de apagamento do rótico em posição de coda final, o que corresponde a 20,55% do total, a partir das quais se constata que a posição de coda final e o contexto fonológico podem influenciar o (não) apagamento do rótico, que se mostra mais frequente em verbos de 1ª conjugação e seguidos de consoante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Natália Cristine Prado, Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, Rondônia, Brasil

É doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP/Araraquara (2014), instituição em que também realizou seu pós-doutorado em Linguística (2017). Atualmente, é Professora Adjunta do Departamento Acadêmico de Letras Vernáculas da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR/Porto Velho) e credenciada no Mestrado Acadêmico em Letras da mesma instituição. É líder do "Núcleo de Estudos em Fonologia - NEFONO" (UNIR/Porto Velho) e membro dos Grupos "Fonologia do Português: Arcaico e Brasileiro" (UNESP/Araraquara), "GRUPA - Grupo de Estudos de Alfabetização" (UNESP/Araraquara) e do Laboratório de Pesquisa em Línguas e Culturas Indígenas - LALIC (UNIR/Ji-Paraná). Também é membro voluntário da Comissão de Fonologia da ABRALIN. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: fonética, fonologia, morfologia, ortografia, escrita, oralidade, ensino e formação de professores. Atualmente, desenvolve o projeto de pesquisa "Aspectos da escrita de estudantes de Porto Velho" com apoio de bolsistas e voluntários PIBIC/CNPq. 

Publicado

2024-04-19

Como Citar

Oliveira, S. E. C., & Prado, N. C. (2024). O apagamento do -R em final de infinitivos verbais em textos escolares do 6º ano do Ensino Fundamental II. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 52(1), 74–93. https://doi.org/10.21165/el.v52i1.3498

Edição

Secção

Artigos