O papel da seleção de formas homorgânicas na aquisição de ponto no português brasileiro

Autores

  • Graziela Pigatto Bohn Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil

Palavras-chave:

aquisição fonológica, homorganicidade, estratégia de reparo e seleção, harmonia consonantal

Resumo

Este estudo analisa a estratégia de seleção de formas homorgânicas no desenvolvimento fonológico de três crianças adquirindo o português brasileiro (PB) de 1;4 a 2;4 (ano;mês). A análise delimitou-se à aquisição de ponto (labial, coronal e dorsal) em posição de ataque silábico. Os resultados indicam que, durante um primeiro momento, de 1;4 a 1;10, a seleção de alvos homorgânicos atinge 49% das produções, diminuindo para 32% no período de 1;11 a 2;4. Além disso, verificou-se que as seleções homorgânicas com coronais correspondem a 57%, seguidas pelas labiais (30%) e pelas dorsais (13%), refletindo a ordem de aquisição de ponto na língua. Vê-se que a seleção de alvos homorgânicos é uma estratégia ativa durante a aquisição de ponto no PB, priorizando-se coronais e labiais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARRETT, M. D. et al. Early lexical development and maternal speech: a comparison of children’s initial and subsequent uses of words. Journal of Child Language, n. 18, p. 21-40, 1991.

CALABRESE, A. A constraint-based theory of phonological markedness and simplification procedures. Linguistic Inquiry, v. 26, n. 3, p. 373-463, 1995.

CHOMSKY, N. Aspects of the theory of syntax. Cambridge: MIT Press, 1965.

FERGURSON, C. A.; FARWELL, C. B. Words and sounds in early language acquisition. Language, n. 51, p. 419-39, 1975.

FREITAS, M. J. Aquisição da estrutura silábica no Português Europeu. 1997. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugual. 1997.

FIKKERT, P.; LEVELT, C. How does place fall into place? The lexicon and emergent constraints in the developing phonological grammar. In: AVERY, P.; DRESHER, B. E.;

RICE, K. (Ed.) Contrast in phonology: perception and acquisition. Berlin: Mouton, 2008.

FOULKES, P.; DOCHERTY, G.; WATT, D. Phonological Variation in Child-Directed Speech. Language, v. 81, n. 1, p. 177-206, 2005.

GORMLEY, A. The production of consonant harmony in child speech. 2003. Dissertação (Mestrado em Linguística) – University of British Columbia, Vancouver. 2003.

HUME, E. Markedness. In: M. Van Oostendorp et al. Companion to Phonology. London: Blackwell, 2008.

JAKOBSON, R. Child language, aphasia, and phonological universals. Tradução de Allan Keiler. The Hague: Mouton, 1980 [1968].

KAGER, R. Optimality theory. Cambridge: Cambridge University Press, 1999.

KUHL, P. et al. Cross-language analysis of phonetic units in language addressed to infants. Science, p. 684-686, Aug 1, 1997.

LAMPRECHT, R. et al. Aquisição fonológica do Português: perfil de desenvolvimento e subsídios para terapia. Porto Alegre: Artes Médicas, 2003.

LIEVEN, E. Input and first language acquisition: evaluating the role of frequency. Lingua, n. 120, p. 2546-2556, 2010.

McCARTHY, J.; PRINCE, A. Prosodic Morphology. New Brunswick: Rutgers University Center for Cognitive Science, 1993.

MATYCHUK, P. The role of child-directed speech in language acquisition: a case study. Language Sciences, n. 27, p. 301-379, 2005.

MATZENAUER, C. L. B. Segmentos consonantais na aquisição da fonologia e em tipologias de línguas. Letras, UFSM, Santa Maria, v. 36, p. 57-84, 2008.

MOTA, H.B. Aquisição Segmental do Português: um Modelo Implicacional de Complexidade de Traços. 1996. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – PUC-RS, Porto Alegre, 1996.

PARADIS, C.; PRUNET, J. The special status of coronals: internal and external evidence. Phonology, v. 9, n. 2, 363-370, 1992.

PRINCE, A. S.; SMOLENSKY, P. Optimality theory. Constraint interaction in Generative grammar. New Brunswick: Rutgers University Center for Cognitive Science, 1993.

RICE, K. Markedness in Phonology. In: DE LACY, P. (Org.) The Cambridge Handbook of Phonology. Cambridge: Cambridge University Press, 2007.

SCHWARTZ, R.G.; LEONARD, L.B. Do children pick and choose? An examination of phonological selection and avoidance in early lexical acquisition. Journal of Child Language, v. 9, n. 2, p. 319-36, 1982.

SNOW, C. Issues in the study of input: finetuning, universality, individual and developmental differences, and necessary causes. In: FLETCHER, P.; MACWHINNEY, B. (Org.) The handbook of child language. Oxford: Blackwell, 1995. p. 180-193.

STOEL-GAMMON, C.; COOPER, J.A. Patterns of early lexical and phonological development. Journal of Child Language, v. 11, n. 2, 247-271, 1984.

STORKEL, H. L. Do children still pick and choose? The relationship between phonological knowledge and lexical acquisition beyond 50-words. Clinical Linguistics & Phonetics, v. 20, p. 523-529, 2006.

THIESSEN, E.; HILL, E.; SAFFRAN, J. Infant-directed speech facilitates word segmentation. Infancy, v. 7, n. 1, p. 53-71, 2005.

VALLABHA, G. et al. Unsupervised learning of vowel categories from infant-directed speech. PNAS, v. 104, n. 33, p. 13273-13278, 2007.

VIARO, M. E.; GUIMARÃES FILHO, Z. O. Análise quantitativa da freqüência dos fonemas e estruturas silábicas portuguesas. Estudos Lingüísticos, São Paulo, v. 36, p. 28-36, 2007.

YAMAGUCHI, N. Markedness, frequency: can we predict the order of acquisition of contrasts? Proceedings of the 2nd Oxford Postgraduate Conference in Linguistics, Oxford University, 2008, p. 236-243.

Publicado

2015-05-24

Como Citar

Bohn, G. P. (2015). O papel da seleção de formas homorgânicas na aquisição de ponto no português brasileiro. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 43(2), 651–665. Obtido de https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/471

Edição

Secção

Aquisição de Linguagem: L1