O gênero epistolar como instância enunciativa legitimadora do modernismo brasileiro

Autores

  • Manuel Veronez Instituto de Letras e Linguística - Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v45i3.672

Palavras-chave:

cena de enunciação, gênero epistolar, modernismo brasileiro, Mário de Andrade, Carlos Drummond de Andrade.

Resumo

De acordo com Dominique Maingueneau, na obra Discurso Literário (2012), todo enunciado, inclusive a obra literária, implica uma cena de enunciação, o que justifica sua proposta de apreender as obras enquanto dispositivos de comunicação. A respeito da cena de enunciação, o autor ainda esclarece que ela se constitui de três cenas que operam sobre planos complementares, a saber: a cena englobante, a cena genérica e a cenografia. A partir desta categoria enunciativa e de outros conceitos, objetivamos, neste trabalho, analisar de que maneira o gênero epistolar se constituiu, entre os modernistas brasileiros, como uma instância enunciativa privilegiada por meio da qual se buscou fundar e legitimar o movimento modernista no campo da arte brasileira. Para tanto, analisaremos, especificamente, algumas cartas trocadas entre Mário de Andrade e Carlos Drummond de Andrade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manuel Veronez, Instituto de Letras e Linguística - Universidade Federal de Uberlândia

Doutorando em Estudos Linguísticos (bolsista CAPES) do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, do Instituto de Letras e Linguística, da Universidade Federal de Uberlândia.

Referências

ANDRADE, C. D. de. 1902-1987. Carlos e Mário: correspondência entre Carlos Drummond de Andrade – inédita – e Mário de Andrade: 1924-1945 / Carlos Drummond de Andrade, Mário de Andrade. In: FROTA, L. C. (org.). Apresentação e notas às cartas de Mário de Andrade: Carlos Drummond de Andrade; prefácio e notas às cartas de Carlos Drummond de Andrade: Silviano Santiago. Rio de Janeiro: Bem-Te-Vi Produções Literárias, 2002. 616 p.

MAINGUENEAU, D. Discurso literário. São Paulo: Contexto, 2012. 336 p.

MAINGUENEAU, D. Gênese dos discursos. Tradução de Sírio Possenti. Curitiba: Criar Edições, 2008. 184 p.

PÊCHEUX, M. O discurso: estrutura ou acontecimento. Campinas: Pontes, 1990[1983]. 68 p.

Downloads

Publicado

29-11-2016

Como Citar

Veronez, M. (2016). O gênero epistolar como instância enunciativa legitimadora do modernismo brasileiro. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 45(3), 927–936. https://doi.org/10.21165/el.v45i3.672

Edição

Seção

Análise do Discurso