O que pode esta língua? Uma refl exão a respeito das crenças que emergem em interações de Teletandem

Autores

  • Karin Adriane Henschel Pobbe Ramos Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"(Unesp), Assis, São Paulo, Brasil

Palavras-chave:

Teletandem, Crenças, Conscientização Crítica da Linguagem

Resumo

O contexto virtual do Teletandem para ensino e aprendizagem de línguas é um ambiente profícuo no qual um sistema de crenças e valores emerge, afetando, de maneira direta, o processo. O presente estudo tem como objetivo investigar esse sistema de crenças, a partir do referencial teórico da Análise do Discurso Crítica. A pesquisa tem sido norteada pelas seguintes perguntas: (a) de que modo as crenças a respeito do processo de ensino e aprendizagem de línguas estão refletidas nos discursos produzidos pelos interagentes brasileiros durante as mediações das sessões; b) quais as implicações desse sistema de crenças para o processo; c) de que forma podemos evidenciar os níveis de Conscientização Crítica da Linguagem entre os participantes no que diz respeito às suas próprias crenças. A análise dos dados permite estabelecer uma relação entre esse sistema de crenças, refletidas nos discursos produzidos pelos interagentes, durante as sessões de Teletandem, e a eficácia do processo, reforçando a importância do papel do mediador.

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Publicado

06-03-2016

Como Citar

Henschel Pobbe Ramos, K. A. (2016). O que pode esta língua? Uma refl exão a respeito das crenças que emergem em interações de Teletandem. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 44(2), 584–594. Recuperado de https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/996

Edição

Seção

Ensino de Segunda Língua/Língua Estrangeira