Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
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  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word (.doc ou .docx) ou OpenOffice (.odt).
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  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
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  • O texto está em espaço um e meio; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
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  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
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  • [ATENÇÃO] Só serão aceitos trabalhos submetidos com a presença de, pelo menos, um doutor como autor (ou co-autor).

Diretrizes para Autores

Estrutura

Serão devolvidos aos autores artigos que não obedecerem tanto às normas aqui estipuladas quanto às normas de formatação.

Para acesso ao meta-artigo com as normas para publicação clique aqui (Atualizado em novembro de 2020).

Não serão aceitos trabalhos enviados por e-mail. O endereço revistadogel@gmail.com destina-se, prioritariamente, ao esclarecimento de dúvidas acerca desta publicação.

 

PASSO A PASSO: COMO SUBMETER OS TRABALHOS PARA PUBLICAÇÃO

Primeiramente, é preciso estar cadastrado como Autor na REVISTA DO GEL. Para tanto, basta selecionar a opção Cadastro, gerar login, senha e selecionar a opção "autor". Ao fazer o login, o usuário será direcionado à Página do Usuário, na qual deverá clicar em: [Nova submissão].
 
1. Início: escolher a Seção específica do trabalho (ex.: Artigos, Resenhas, Edição Temática, etc.), aceitar as Condições para Submissão, a Declaração de Direito Autoral e escrever Comentários para o Editor (opcional).

2. Transferência do Manuscrito: anexar o trabalho seguindo as normas disponíveis em Diretrizes para Autores (recomendamos a atenta leitura do meta-arquivo de normas) e clicar em Transferir. Neste passo o autor também poderá anexar Documentos Suplementares, tais como autorizações, gráficos, tabelas, em arquivos editáveis, ou outros documentos, quando necessário.

3. Inclusão de Metadados: informações sobre o Autor, Inclusão de possíveis Coautores (se houver), Título e Resumo, Indexação, Agências de Fomento (se houver) e Referências (seguindo o padrão ABNT; caso a referência possua DOI, sua citação é obrigatória).

4. Confirmação: verificar os passos anteriores e clicar em Concluir Submissão.

5. Próximos Passos: o processo já está concluído.

Em caso de dúvidas, entrar em contato pelo e-mail: revistadogel@gmail.com

 

Normas para submissão de originais

Serão aceitos trabalhos de pesquisadores vinculados a instituições de ensino e pesquisa nacionais ou internacionais. Só serão aceitos trabalhos submetidos por pesquisadores que tenham o título mínimo de doutor, ou, em caso de coautoria, de doutorandos em parceria com um segundo pesquisador que já possua o título de doutor.

Os textos para publicação poderão ser escritos em português, francês, inglês ou espanhol. Em casos especiais, e a critério da Comissão Editorial, poderão ser apresentados em línguas diferentes das indicadas.

Embora a data de aprovação seja o primeiro critério considerado, a Comissão Editorial também leva em conta temas e distribuição institucional dos trabalhos ao montar cada número. Isso significa que, nem sempre, a ordem cronológica de aprovação dos textos corresponde à ordem de publicação.  

Os trabalhos que não se enquadrarem nestas normas serão recusados.

Artigos

Os textos para publicação poderão ser escritos em português, francês, inglês ou espanhol. Em casos especiais, e a critério da Comissão Editorial, poderão ser apresentados em línguas diferentes das indicadas.

Só serão publicados trabalhos que obtiverem dois pareceres favoráveis, emitidos por membros do Conselho Editorial ou – a depender do grau de especificidade do texto submetido – por pareceristas ad hoc. Os artigos deverão ter extensão mínima de 10 e máxima de 25 páginas (com referências bibliográficas), em espaçamento um e meio. Não serão publicados textos de um mesmo autor (ou de um grupo de autores) em intervalo inferior a dois números da Revista.

Edição Temática

Seção exclusiva para artigos que comporão a Edição temática. A avaliação desses trabalhos será realizada por pareceristas escolhidos pela comissão organizadora da Edição Temática, conforme indicado em sua chamada especial.

Resenha

As resenhas deverão ter extensão mínima de 3 e máxima de 8 páginas. Os textos para publicação poderão ser escritos em português, francês, inglês ou espanhol. Em casos especiais, e a critério da Comissão Editorial, poderão ser apresentados em línguas diferentes das indicadas. A obra resenhada deve ter sido publicada há no máximo dois anos. 

As resenhas serão avaliadas por um parecerista, membro da Comissão Editorial.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.