Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista do GEL?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Procedimentos para submissão de artigos:

  1. Fazer o cadastro (Login/Senha) no site da revista em Submissões online;
  2. Preencher o perfil autor atentando para os campos obrigatórios;
  3. Iniciar a submissão em submissões ativas, em clique aqui para iniciar o processo de submissão;
  4. Confirmar a concordância com as condições estabelecidas pela revista e selecione a seção desejada (artigos,resenhas ou artigos para volumes temáticos);
  5. Fornecer os dados cadastrais – nome, sobrenome (o sistema traduz como prenome e nome), e-mail, instituição, cidade, estado e país de todos os autores do artigo, título e resumo; indicação dos financiamentos de agências de fomento relacionados ao trabalho a ser publicado;
  6. Transferir os originais nos formatos aceitos pela revista: RTF, Word for Windows ou Word Perfect;
  7. Confirmar e concluir a submissão.
  8. O(s) autor(es) receberá(ão) mensagem do editor. Por meio do site da Revista, é possível acompanhar o fluxo do trabalho em seu processo de avaliação. 


Identificador ORCID

Todos os autores deverão indicar seu Identificador ORCID ao efeturarem seu cadastro na Revista do GEL. 


NORMAS PARA SUBMISSÃO DE ORIGINAIS

Serão aceitos trabalhos de pesquisadores vinculados a instituições de ensino e pesquisa nacionais ou internacionais. Os trabalhos de pós-graduandos, assim como os de Mestres e Doutores sem vínculo com instituições de ensino ou pesquisa, serão aceitos preferencialmente se apresentados em coautoria com o professor orientador.

Os textos para publicação poderão ser escritos em português, francês, inglês ou espanhol. Em casos especiais, e a critério da Comissão Editorial, poderão ser apresentados em línguas diferentes das indicadas.

Embora a data de aprovação seja o primeiro critério considerado, a Comissão Editorial também leva em conta temas e distribuição institucional dos trabalhos ao montar cada número. Isso significa que, nem sempre, a ordem cronológica de aprovação dos textos corresponde à ordem de publicação.  

Os trabalhos que não se enquadrarem nestas normas serão recusados.


Preparação dos originais


Apresentação

  • O trabalho (um e somente um por grupo ou por autor) deverá submetido exclusivamente através da página <revistadogel.gel.org.br/rg>
  • O trabalho não deve conter identificação do(s) autor(es), inclusive nas autoreferências ao longo do texto.  É imprescindível que o(s) autor(es), de modo a assegurar a integridade da avaliação às cegas, não revele(m) a sua identidade durante o processo. Desse modo, na elaboração do trabalho o(s) autor(es) devem: a) excluir do texto seus nomes, substituindo com "xxx" e o ano, em referências e notas de rodapé; b) em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Arquivo > Salvar como... > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar. 
  • O trabalho deve ser redigido em Word, em página de tamanho A4 (21 cm X 29,7 cm), com margens superior e esquerda de 3 cm e direita e inferior de 2 cm. A fonte deverá ser Times New Roman, tamanho 12, nos formatos RTF, Word for Windows ou Word Perfect.
  • As resenhas deverão ter extensão mínima de 3 e máxima de 8 páginas e os artigos, mínima de 10 e máxima de 25 páginas (com referências bibliográficas), em espaçamento um e meio. As obras resenhadas devem ter sido publicadas há no máximo dois anos.

Estrutura

O trabalho deve obedecer à seguinte sequência:

título, centralizado, em maiúsculas com negrito, no alto da primeira página, com no máximo 100 caracteres, em artigo. Resenha não terá título, mas, em seu lugar, a(s) referência(s) bibliográfica(s) do(s) texto(s) resenhado(s), organizada(s) de acordo com as normas da Revista do GEL;

resumo (de artigo), precedido desse subtítulo e de dois-pontos, em parágrafo único, de no máximo 200 palavras, justificado, sem adentramento, em espaçamento simples, duas linhas abaixo do nome do autor;

palavras-chave (de artigo), no máximo sete, precedidas desse subtítulo e de dois-pontos, com iniciais maiúsculas, separadas por ponto, fonte normal, em alinhamento justificado, espaçamento simples, sem adentramento, duas linhas abaixo do resumo. A Comissão Editorial sugere que, para facilitar a localização do trabalho em consultas bibliográficas e/ou buscas eletrônicas, as palavras-chave correspondam a conceitos mais gerais da área de trabalho;

texto, iniciado duas linhas abaixo das palavras-chave, em espaçamento um e meio. Os parágrafos deverão ser justificados, com adentramento de 1,25 cm na primeira linha. Os subtítulos correspondentes às seções do trabalho deverão figurar à esquerda, em negrito, sem numeração e sem adentramento, com a inicial da primeira palavra em maiúscula. Os subtítulos obrigatoriamente utilizados (ResumoPalavras-chaveAbstract, Key words, Referências) também se submetem a essa formatação. Deverá haver espaço de uma linha entre o último parágrafo da seção anterior e o subtítulo, assim como entre este e o parágrafo inicial da nova seção.

Todo destaque realizado no corpo do texto será feito em itálico. Exemplos aos quais se faça remissão ao longo do texto deverão ser destacados dos parágrafos que os anunciam e/ou comentam e numerados, sequencialmente, com algarismos arábicos entre parênteses, com adentramento de parágrafo entre os números e os dados, como em:

(1) Se chover, vai molhar a roupa.
(2) Se eles vierem, não irão mais viajar amanhã.

agradecimentos (se houver), precedidos desse subtítulo e de dois-pontos, em parágrafo único, de no máximo três linhas, justificado, sem adentramento, em espaçamento simples, duas linhas após o término do texto;

título em inglês, duas linhas após o término do texto (ou duas linhas após os agradecimentos), em espaçamento 1,5, sem adentramento, em fonte normal, com a inicial da primeira palavra em maiúscula;

abstract e key words, precedidos desses subtítulos e de dois pontos, o texto e as palavras destacadas deverão vir em itálico, tendo, nos outros aspectos, a mesma formatação do resumo e das palavras-chave, respectivamente;

referências, precedidas desse subtítulo, alinhadas à esquerda, sem adentramento, em ordem alfabética de sobrenomes e, no caso de um mesmo autor, na sequência cronológica de publicação dos trabalhos citados, duas linhas após o texto ou os agradecimentos;

obras consultadas ou recomendadas, precedidas de um desses subtítulos, serão incluídas, opcionalmente, duas linhas após as referências e organizadas de acordo com as mesmas norma

Referências

Deverão ser organizadas a partir dos sobrenomes dos autores (dispostos em ordem alfabética) e seguir a NBR6023 da ABNT. As referências a obras traduzidas devem trazer a indicação dos créditos de tradução. Devem vir alinhadas à esquerda.

Exemplos:
(1)  Livros e outras monografias
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia do trabalho científico. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1986. 

(2)  Capítulos de livros
JOHNSON, W. Palavras e não palavras. In: STEINBERG, G. S. Meios de comunicação de massa. Tradução de Octavio Mendes Cajado. São Paulo: Cultrix, 1972, p.47-66.

(3)  Dissertações e teses
ARAUJO, U. A. M. Máscaras inteiriças Tukúna: possibilidades de estudo de artefatos de museu para o conhecimento do universo indígena. 1985. 102 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, São Paulo, 1986.

(4)  Artigos de periódicos
ARAUJO, V. G. de. A crítica musical paulista no século XIX: Ulrico Zwingli. ArteUnesp, São Paulo, v.7, p.59-63, 1991.

(5)  Trabalho de publicados em anais de eventos
MARIN, A. J. Educação continuada. In: CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 1., 1990, São Paulo. Anais... São Paulo: UNESP, 1990, p.114-118.

As referências a documentos eletrônicos deverão apontar, sempre que estiverem especificados, os dados aqui requeridos para cada gênero de texto, dispostos em conformidade com estas normas. Essas referências deverão ser acrescidas, quando for o caso, da indicação dos endereços completos das páginas virtuais consultadas e da data de acesso a arquivos on line apenas temporariamente disponíveis.

Citações

  • O sistema de chamada utilizado é autor-data, conforme NBR 10520 da ABNT. O autor será citado entre parênteses, exclusivamente pelo sobrenome, separado por vírgula da data de publicação: (BARBOSA, 1980).
  • Quando houver coincidência de sobrenomes de autores, acrescentam-se as iniciais de seus prenomes: (BARBOSA, C., 1958) e (BARBOSA, O., 1959). Se ainda assim a coincidência persistir, colocam-se os prenomes por extenso: (BARBOSA, Cássio, 1965) e (BARBOSA, Celso, 1965).
  • Se o nome do autor estiver citado no texto, se indica apenas a data entre parênteses: Morais (1955) assinala... .
  • Quando for necessário especificar página(s), esta(s) deverá(ão) seguir a data, uma vírgula e a indicação p.: (MUMFORD, 1949, p.513). Em caso de um intervalo de páginas, separa-se a inicial da final com hífen: (MORAIS, 1955, p.12-15).
  • As citações de obras de um mesmo autor, publicadas no mesmo ano, deverão ser discriminadas por letras minúsculas após a data, sem espaço: (REESIDE, 1927a, 1927b). Quando a obra tiver dois ou três autores, todos terão os sobrenomes indicados, separados por ponto-e-vírgula (OLIVEIRA; MATEUS; SILVA 1943), e quando tiver mais, será indicado o primeiro sobrenome seguido de et al.: (GILLE et al., 1960).
  • A citação direta, de até três linhas, deve estar inserida em um parágrafo comum do texto, entre aspas duplas. As aspas simples serão usadas para indicar citação no interior da citação.
  • A citação direta, com mais de três linhas, deve constituir parágrafo autônomo, justificado, sem aspas, destacado com recuo de 4 cm da margem esquerda, em fonte Times New Roman, normal, tamanho 11.
  • As intervenções nas citações diretas devem ser indicadas do seguinte modo: a) supressão: [...]; b) interpolação, acréscimo ou comentário: [   ].
  • Para destacar trechos de uma citação, deverá ser usada fonte em itálico e ser acrescentada a expressão “grifo nosso” à referência, depois da indicação do(s) número(s) da(s) página(s). Subentende-se, portanto, que qualquer outro destaque presente nas citações sejam originais.
  • As citações em línguas distintas daquela em que foi composto o texto submetido à Revista do GEL deverão ser traduzidas, com remissão a nota de rodapé, onde será transcrito o trecho original. Adotado esse critério, estará pressuposto que a tradução seja de responsabilidade do(s) autore(s) do artigo ou da resenha, sendo desnecessária qualquer outra indicação a esse respeito.

Notas
Deverão ser reduzidas ao mínimo e colocadas no pé da página. As remissões para o rodapé deverão ser feitas por números, na entrelinha superior.

Anexos 
Serão incluídos somente quando imprescindíveis à compreensão dos textos.

Ilustrações
Deverão ser acrescentadas legendas das ilustrações logo abaixo dos locais do texto em que elas aparecerão. Tais legendas serão numeradas consecutivamente em algarismos arábicos e iniciadas pelo termo Figura.

Não serão aceitos trabalhos enviados por e-mail. O endereço revistadogel@gmail.com destina-se, prioritariamente, ao esclarecimento de dúvidas acerca desta publicação.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço um e meio; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

    1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
    2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
    3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

Os dados e conceitos contidos nos trabalhos, bem como a exatidão das referências, serão de inteira responsabilidade do(s) autor(es).

 

 

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.