Histórico do periódico

O Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo (GEL), uma associação de estudos da linguagem, promove seminários anuais, no interior e capital do estado, com a intenção de compartilhar informação científica e promover o progresso da pesquisa linguística.

O GEL é também responsável por duas publicações: a Revista Estudos Lingüísticos e a Revista do GEL.

“O objetivo do GEL, à época de sua fundação, era promover seminários semestrais, que seriam realizados no interior do Estado, com a intenção de compartilhar informação científica e promover o progresso da pesquisa lingüística. Os associados se encarregariam de levantar problemas que seriam posteriormente debatidos em mesas-redondas.”

“Na décima oitava Assembléia Geral Ordinária, realizada durante o XLIX Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo, em 2001, foi apresentada uma proposta de fundação de uma revista desta entidade com o objetivo de criar um espaço para o debate entre os diferentes trabalhos desenvolvidos por pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Uma vez que os seminários do GEL já estavam atingindo cinqüenta anos de existência, com um número sempre crescente de novos associados, julgou-se que era importante fundar um periódico ligado à entidade que seguisse os padrões de publicação das revistas de pesquisa científica de nível internacional.

Durante o seminário de São Paulo, em 2002, a então presidente da entidade, professora Cristina Altman, lançou um protótipo da revista, o número especial, com o intuito de colocar em prática a proposta aprovada na assembléia do ano anterior e, além disso, comemorar os cinqüenta anos do GEL. Para se adequar, porém, aos moldes de uma revista científica com vistas a atingir os padrões de exigência dos periódicos de nível internacional era necessário que se criasse um corpo editorial. Durante a décima nona Assembléia Geral Ordinária do 51° Seminário do GEL, em 2003, foi eleita, para essa finalidade, uma Comissão Editorial e um Conselho Editorial cuja responsabilidade consistia em dar início a uma efetiva produção da revista.

Instituída a comissão, sua primeira tarefa foi escolher o nome que seria dado à revista. Depois do levantamento de algumas propostas apresentadas por seus membros, optou-se pela manutenção do nome Revista do GEL, que já havia aparecido no número especial. Ao mesmo tempo em que esse nome afasta-se do padrão de títulos das diversas revistas das áreas de Letras e Lingüística existentes no Brasil, coloca em evidência a própria entidade científica que dá origem a ela.

Os editores responsáveis pela Revista do GEL, desde a sua criação são:

2002 – 2005: Arnaldo Cortina (UNESP Araraquara)

2006-2007: Alessandra Del Ré (UNESP Araraquara)

2008-2011: Olga Ferreira Coelho (USP)

2011-2012: Flávia Bezerra de Menezes Hirata Vale (UFSCar) e Gisele Cássia de Sousa (UNESP São José do Rio Preto)

2013-2016: Flávia Bezerra de Menezes Hirata Vale (UFSCar)

2016-2020: Matheus Nogueira Schwartzmann (UNESP)

2020- Atual: Marcelo Módolo (USP)