AFORIZAÇÕES E FEMINISMO NA INTERNET: ESTUDO DE FRASES CURTAS EMPREGADAS NO MOVIMENTO PRIMAVERA DAS MULHERES

Autores

  • Cristina Rothier Duarte IFPB
  • Lafayette Batista Melo IFPB

DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v14i1.1477

Palavras-chave:

Aforizações. Análise do discurso. Redes sociais. Primavera das mulheres.

Resumo

Resumo: Neste trabalho, tratamos da análise de frases curtas que tiveram destaque nas redes sociais e em notícias que circularam na Internet, durante o último trimestre de 2015, ápice do movimento Primavera da Mulheres, com o objetivo de investigar o seu status de aforização, suas características enunciativas e o seu modo de funcionamento e de circulação. O corpus da pesquisa é composto pelas frases curtas Meu amigo secreto e Chega de fiu fiu, selecionadas na Internet por meio da ferramenta de busca do Google, bem como mediante trabalho interpretativo dos enunciados para a verificação de associação com o movimento feminista mencionado. Empregaremos como aporte teórico os estudos de análise do discurso de linha francesa, sobretudo, publicações de Dominique Maingueneau. Observamos durante a pesquisa que, de forma associada às aforizações estudadas, surgiram outras aforizações que, apesar de não terem se panaforizado, circularam significativamente na mídia eletrônica perpetuando a memória discursiva do Movimento Primavera das Mulheres. Por outro lado, percebemos também que o uso dessas frases assumiu outros discursos que, embora, muitas vezes, remetam-se à defesa de minorias, não mais traziam o discurso de combate ao machismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristina Rothier Duarte, IFPB

Graduada em Direito UFMT, Graduanda em Letras IFPB, Pós Graduanda em Ciências da Linguagem com Ênfase no Ensino da Língua Portuguesa UFPB.

Lafayette Batista Melo, IFPB

Tem graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba (1993), mestrado em Engenharia Biomédica pela Universidade Federal da Paraíba (1996) e doutorado em Psicologia (Psicologia Cognitiva) pela Universidade Federal de Pernambuco (2004). Realizou pós-doutorado em Linguística (Análise do Discurso) na Universidade Estadual de Campinas (2014). Atualmente, é professor de Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba.

Downloads

Publicado

27-04-2017

Como Citar

Duarte, C. R., & Melo, L. B. (2017). AFORIZAÇÕES E FEMINISMO NA INTERNET: ESTUDO DE FRASES CURTAS EMPREGADAS NO MOVIMENTO PRIMAVERA DAS MULHERES. Revista Do GEL, 14(1), 269–287. https://doi.org/10.21165/gel.v14i1.1477

Edição

Seção

Artigos