Representações do ser professor no curso de Letras

Autores

  • Pollyanne Bicalho Ribeiro Universidade Federal do CearáUF

Palavras-chave:

Identidade. Formação inicial. Ser docente

Resumo

Este trabalho objetiva refletir sobre a constituição identitária do professor de Língua Portuguesa no âmbito do curso de Letras. O sujeito em formação opera com representações sociais, que irão orientar e justificar as escolhas concernentes à prática educativa, haja vista que qualquer atitude que se toma no cotidiano se realiza a partir de um conjunto de convicções internalizadas, crenças, as quais se recorrem diante de uma situação concreta. Ao se envolver em eventos de interação da prática formativa, o discente confere traços não só ao modo de representar a si como futuro professor de LP, como ao seu grupo de pertença. Tais traços constituem o acervo do qual os membros se valem para avaliar sua futura profissão, transparecendo expectativas, frustrações, posicionamentos. Analisar a constituição identitária, levando em consideração as RS, permite-nos não só compreender a prática formativa, como também propor intervenções para a adequação da formação aos objetivos educacionais traçados. Como referencial teórico, apoiamo-nos na Teoria das Representações Sociais alinhada às reflexões sobre a formação de professores. Os dados foram coletados de questionários aplicados no primeiro e segundo período do curso de Letras/UFC.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pollyanne Bicalho Ribeiro, Universidade Federal do CearáUF

Departamento de Letras Vernáculas

Referências

GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. São Paulo:

Companhia das Letras, 1989.

GUIMARÂES, Eduardo. Os limites do sentido. Campinas, SP: Pontes, 1993.

GROSSMANN, F ; BOCH, F. As representações sociais das práticas de linguagem: como dar conta da complexidade do discurso? BOCH & CORRÊA (Orgs). Ensino de Língua: representação e letramento. Campinas: Mercado de Letras, 2006.

JODELET, Denise. Representations sociales: un domaine en expansion, in : JODELET, D. (orgs.). Les Représentations Sociales. Paris: Press Universitaires de France, 1989.

KLEIMAN, Ângela. As Metáforas Conceituais na Educação Lingüística do Professor: Índices da Transformação de Saberes na Interação. In: KLEIMAN, Ângela; MATENCIO, Maria de Lourdes (orgs). Letramento e formação do professor. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2005.

QUINTILIANO, Jane G. Silva. Gênero Discursivo e tipo textual. In: DECAT, Maria Beatriz N. & BITTENCOURT, Vanda de Oliveira. Revista Scripta: Lingüística e Filologia. Volume 2, Nº4. Belo Horizonte: PUC Minas, 1999. p. 87-106.

MOSCOVICI, S. La psychanalyse, son image et son public, Paris, PUF, 1961.

MOSCOVICI. Des représentation collectives aux représentations sociales. JODELET, D. (org.). Les répresentations sociales, Paris: PUF, 1989.

MOSCOVICI, S. Préface. Santé et Maladie. Paris: Mouton, 1996.

Downloads

Publicado

12-12-2014

Como Citar

Ribeiro, P. B. (2014). Representações do ser professor no curso de Letras. Revista Do GEL, 11(2), 97–116. Recuperado de https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/242

Edição

Seção

Artigos