A VARIAÇÃO NA ENTOAÇÃO DE DECLARATIVAS NEUTRAS E INTERROGATIVAS TOTAIS NAS TRÊS CAPITAIS DO SUL DO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v17i2.2454

Palavras-chave:

Prosódia. Falantes de Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre. Declarativa neutra. Interrogativa total.

Resumo

Este estudo, ainda inicial, trata de dados produzidos por falantes das três capitais do Sul do Brasil (florianopolitanos, porto alegrenses e curitibanos). São analisados os padrões entonacionais referentes a sentenças declarativa neutra e interrogativa total. Foram realizados dois experimentos: um de produção e outro de percepção. Os dados de produção foram analisados com base nos parâmetros: sílaba em que se localiza o pico de F0, seu alinhamento na sílaba e as variações de valores de F0 entre declarativas e interrogativas, focalizando as regiões pré-nuclear e nuclear. Os resultados dos experimentos de produção aqui analisados mostraram que há diferenças entre os dados de curitibanos e florianopolitanos e entre os de curitibanos e porto alegrenses. Há também semelhanças entre os dados de Porto Alegre e Florianópolis. Esses resultados foram observados principalmente nas diferenças de valores de F0 (em semitons) entre declarativas e interrogativas de Curitiba em confronto com Florianópolis e Porto Alegre. Testes de percepção confirmaram as diferenças verificadas nos dados acústicos. Apesar de esses resultados se basearem ainda em poucos informantes, eles já mostram uma certa robustez, assinalada pelos resultados objetivos e pelos testes de percepção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Izabel Christine Seara, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Professora Associada da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando na Graduação em Letras – Português e no Programa de Pós Graduação em Linguística na área: Teoria e Análise Linguística (Linha de Pesquisa: Fonética e Fonologia das Línguas Naturais).

Lurdes de Castro Moutinho, Universidade de Aveiro (UA), Aveiro, Portugal

Centro de Línguas Literaturas e Culturas (CLLC)

Departamento de Línguas e Culturas

Linguística Portuguesa

Áreas de pesquisa:Fonética acústica experimental (Prosódia); 
Dialectologia; Geoprosódia; Sociolinguística; Variação Linguística.

Downloads

Publicado

02-09-2020

Como Citar

Seara, I. C., & Moutinho, L. de C. (2020). A VARIAÇÃO NA ENTOAÇÃO DE DECLARATIVAS NEUTRAS E INTERROGATIVAS TOTAIS NAS TRÊS CAPITAIS DO SUL DO BRASIL. Revista Do GEL, 17(2), 230–266. https://doi.org/10.21165/gel.v17i2.2454

Edição

Seção

Artigos