“ME PARABENIZAR 1 DIA É FÁCIL. QUERO VER ME RESPEITAR NOS OUTROS 364”: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DO DIA 08 DE MARÇO

Autores

  • Dantielli Assumpção Garcia Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP . Pós-doutoranda
  • Lucília Maria Abrahão e Sousa Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP

Palavras-chave:

Marcha das Vadias. Dia Internacional da Mulher. Memória. Análise de Discurso

Resumo

Neste trabalho, da perspectiva teórica da Análise de Discurso pecheuxtiana (Pêcheux, 1990, 1997), analisaremos alguns posts que circularam nas páginas do Facebook da Marcha das Vadias acerca do dia 08 de Março, o Dia Internacional da Mulher. Mostraremos que há, no ciberespaço, um convite às mulheres para que estas militem pelas causas feministas. Na rede, há a tentativa de ruptura a uma memória estabilizada sobre a mulher e sua posição na sociedade. Os movimentos feministas das Marchas das Vadias tentam tornar evidente para a sociedade que com atos comemorativos não se homenageia a mulher, mas sim a violenta com dizeres que ainda a colocam em uma posição de submissão ao homem e a sociedade patriarcal.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dantielli Assumpção Garcia, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP . Pós-doutoranda

Possui graduação em Letras (2005), mestrado (2008) e doutorado (2011) em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente, realiza pesquisa de Pós-Doutorado (FAPESP) na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP de Ribeirão Preto, sob a supervisão da Profa. Dra. Lucília Maria Abrahão e Sousa. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise de Discurso e História das ideias Linguísticas, atuando principalmente nos seguintes temas: dicionário da língua portuguesa, dicionário da língua brasileira, arquivo, Institutos Históricos e Geográficos, análise do discurso urbano, redes sociais, feminismo, cibercultura, cibermilitância.

Lucília Maria Abrahão e Sousa, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP

Livre-Docente em Ciências da Informação e da Documentação. Profa. do Curso de Graduação em  Ciências da Informação e da Documentação e Programa de Pós-Graduação em Psicologia, ambos da FFCLRP/USP. Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade da UFSCAR. Coordenadora do E-L@DIS – Laboratório discursivo, sujeitos e sentidos em movimento (FAPESP). Bolsista CNPQ. Bolsista FAPESP.

Downloads

Publicado

12-12-2014

Como Citar

Garcia, D. A., & Sousa, L. M. A. e. (2014). “ME PARABENIZAR 1 DIA É FÁCIL. QUERO VER ME RESPEITAR NOS OUTROS 364”: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DO DIA 08 DE MARÇO. Revista Do GEL, 11(2), 170–196. Recuperado de https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/262

Edição

Seção

Artigos