POESIA E CRÍTICA: POR UMA LEITURA INTERVALAR EM DEFESA DO LEITOR SITIADO

Autores

  • Diana Martha UNESP

Resumo

O objetivo deste artigo é propor algumas considerações sobre os vínculos entre poesia e crítica na contemporaneidade, de um modo geral, embora os argumentos amparem-se na situação brasileira, em particular. Não se espera aqui, nestas poucas páginas, possibilitar ampla discussão sobre o assunto e, claro, menos ainda, esgotar aspectos que mereceriam, cada um deles, um ensaio particular. Meu intento é antes apresentar alguns caminhos para a reflexão acerca das relações entre a poesia e a crítica e, em especial, entre o leitor da crítica de poesia, a poesia e a crítica, ainda que essas instâncias possam confundir-se. Da maneira como as percebo, tais relações são intervalares, porque se abrem à leitura desafiando o leitor a percorrer as malhas do texto, esgarçando espaços em busca da percepção dos elementos sobre os quais o discurso crítico se debruça e se desdobra, seja pela crítica na poesia, aquela que surge no escopo do próprio poema, seja pela crítica da poesia. Essa leitura do intervalo não tem função apaziguadora, pelo contrário, é desestabilizadora (STERZI, 2006). 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diana Martha, UNESP

Diana Junkes Bueno Martha é mestre e doutora em Estudos Literários pela UNESP/Araraquara. Foi Visiting Scholar das Universidades de Illinois (EUA/2010) e Yale (EUA/2012). Em 2011-2012 realizou pós-doutorado na USP sobre as relações entre literatura, psicanálise e análise do discurso. É professora de literatura brasileira na UNESP/São José do Rio Preto, onde lidera o Grupo de Estudos de Poesia e Cultura/GEPOC/CNPq e vice-coordena o Programa de Pós-Graduação em Letras. Publicou vários artigos e capítulos de livros voltados para o estudo da poesia brasileira, dentre os quais, destacam-se: Haroldo de Campos e a utopia da escritura original (FronteiraZ- PUC-2011); O acaso, o poeta e a re-visão da ciência no límen do milênio (Revista de Letras-UNESP-2010); Autoria, deriva e contingente: intersercções entre a análise linguística e a literária (Revista da ANPOLL -2010); Percorrer por dentro, visitar, uma leitura de “A mulher e a casa” de João Cabral de Melo Neto (ALFA-Revista de Linguística – 2009); Pareceiros de um mesmo jogo: Haroldo de Campos, Camões e a Máquina do Mundo (Via Atlântica – USP – 2009). Em 2013 publicou o livro As Razões da Máquina Antropofágica: poesia e sincronia em Haroldo de Campos (Editora da UNESP).

 

Downloads

Publicado

31-12-2015

Como Citar

Martha, D. (2015). POESIA E CRÍTICA: POR UMA LEITURA INTERVALAR EM DEFESA DO LEITOR SITIADO. Revista Do GEL, 12(2), 11–29. Recuperado de https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/266

Edição

Seção

Artigos