Palavras lexicais e palavras gramaticais no inglês das camisetas: proposta de atividade de análise dos atos de fala segundo a teoria de Austin

Edina Maria Araújo de Vasconcelos, Maria Fabiola Vasconcelos Lopes

Resumo


A linguagem está presente em todas as esferas da comunicação humana e tendo em vista que ela é a via pela qual as interações sociais ocorrem, nos deparamos com textos de diversos tipos propagando-se em diferentes suportes, por exemplo, as frases de camisetas (MOLINETTE; CARVALHO, 2014) e a camiseta em si como, respectivamente, gênero textual e suporte, considerando-se sobretudo, o aspecto sociocomunicativo e funcional (MARCUSCHI, 2010). Em face destas observações, este artigo apresenta uma proposta para exercitar a análise linguística, a ser realizada com alunos de ensino médio. Nosso objetivo é discutir as classes de palavras, diferenciando as lexicais (ou de conteúdo) das gramaticais (ou funcionais), bem como promover a reflexão sobre a interação entre forma, uso e significados no discurso, abordando a Teoria dos Atos de Fala de Austin (1990), visando contribuir, desta forma, para o letramento em língua inglesa. A metodologia consiste em coletar e analisar as frases. Concluímos que camisetas estampadas com dizeres em inglês têm um potencial linguístico que pode ser utilizado nas aulas de língua inglesa, pois elas apresentam qualidades discursivas que, muitas vezes, vão para além do aspecto verbal, e seus textos podem ser estudados, inclusive, em suas características multimodais de linguagem.

Palavras-chave


Atos de fala. Classe de palavras. Língua inglesa.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.21165/gel.v17i3.2706

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

 

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.