Os suportes das imagens: da fotografia à imagem digital

Maria Giulia Dondero, Everardo Reyes-Garcia

Resumo


Este artigo pretende abordar a questão da forma e da substância do plano de expressão de imagens (pintura, fotografia, imagem digital). Se inicialmente a semiótica greimasiana clássica – especialmente Jean-Marie Floch (1985, 1986) e Felix Thürlemann (1982) – consagrou suas reflexões à relação entre forma da expressão e forma do conteúdo (semissimbolismo), a partir dos anos 1990, Jacques Fontanille se dedicou à delicada questão da substância da expressão. Em seguida, no quadro de sua proposta de hierarquia dos níveis de pertinência de análise, Fontanille (2005, 2008) introduziu os conceitos de suporte formal e suporte material que permitiram pensar a relação entre a imagem como texto e a imagem como objeto. Partiremos desses trabalhos para estudar a relação estreita entre substância da expressão da imagem e as práticas de produção/recepção.


Palavras-chave


Imagens. Fotografia. Imagem Digital. Suporte Formal. Suporte Material. Tela. Plano da Expressão.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.21165/gel.v16i2.2788

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

 

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.