As bases neurais da linguagem e o hemisfério direito na construção de sentidos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v17i3.2864

Palavras-chave:

Linguagem. Processamento discursivo. Processamento pragmático. Hemisférios cerebrais. Hemisfério direito. Neuroimagem.

Resumo

Os avanços teóricos e metodológicos decorrentes da neurociência cognitiva têm promovido importantes mudanças na forma como investigamos e concebemos a linguagem. Pesquisas têm cada vez mais utilizado técnicas, como a neuroimagem, em estudos multidisciplinares, com o objetivo de melhor compreender o processamento da linguagem no cérebro. Nesse contexto, este artigo apresenta uma revisão assistemática de importantes estudos sobre as bases neurais do processamento da linguagem e sobre as contribuições do hemisfério direito (HD) para o processamento discursivo e pragmático. Discutem-se alguns dos trabalhos mais relevantes e suas principais contribuições teóricas sobre a temática. Os resultados dos estudos analisados indicam que a linguagem não tem sua especialização em uma única região cerebral, mas envolve conexões entre diversas regiões dos dois hemisférios cerebrais. Além disso, parece haver um consenso quanto ao importante papel do HD na integração de informações semânticas, nos processos de elaboração de inferência e em atividades cognitivas complexas ligadas ao processamento pragmático-discursivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucilene Bender de Sousa, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Farroupilha, Rio Grande do Sul, Brasil

Doutora em Linguística pela PUCRS com doutorado sanduíche na Universidade de Pittsburgh, no Learning Research and Development Center (LRDC). Possui mestrado em Letras, área de concentração em Leitura e Cognição, e graduação em Letras Português/Inglês pela Universidade de Santa Cruz do Sul. Tem experiência na área de ensino tanto de língua materna quanto de língua estrangeira. Atua 40 horas com dedicação exclusiva no IFRS campus Farroupilha. Tem como área de pesquisa a Psicolinguística, com foco na aquisição da linguagem, leitura, cognição e léxico.

Fernanda Schneider, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Ibiruba, Rio Grande do Sul, Brasil

Doutora em Letras/Linguística, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Possui Mestrado em Letras - Estudos Linguísticos, Especialização em Língua Portuguesa e graduação em Letras (UPF). Participou do Programa Ensino de Inglês como Língua Estrangeira, com bolsa CAPES, no Institute of Education (IOE), na Universidade de Londres. Realizou estágio de doutorado no Laboratório de Neurolinguística, no The Graduate Center (CUNY), com bolsa pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE/CAPES), sob orientação da professora Dr. Loraine K. Obler. É professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) e tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: processos cognitivos e processamento da linguagem típica e atípica; produção oral de narrativas pós Acidente Cerebral Vascular (AVC) unilateral e uso de inovações tecnológicas na educação.

Downloads

Publicado

17-12-2020

Como Citar

Sousa, L. B. de, & Schneider, F. (2020). As bases neurais da linguagem e o hemisfério direito na construção de sentidos. Revista Do GEL, 17(3), 304–328. https://doi.org/10.21165/gel.v17i3.2864

Edição

Seção

Artigos