A construção do ethos institucional em anúncios publicitários

Acir Mário KARWOSKI, Iara Bemquerer COSTA

Resumo


O objetivo deste artigo é descrever os princípios de constituição do ethos institucional do Banco do Brasil em anúncios publicitários publicados na revista Veja nos anos de 2001 a 2007, bem como analisar as características dos anúncios publicitários selecionados numa ancoragem social e as condições de produção do discurso publicitário em determinados contextos sociais e ideológicos, quais sejam, no segundo mandato do Governo Fernando Henrique Cardoso e nos mandatos do Governo Luiz Inácio Lula da Silva. Nesse ínterim, visualizamos uma mudança do ethos institucional do Banco do Brasil no discurso publicitário. O ethos enquanto imagem de si no discurso (AMOSSY, 2005) é argumento que estabelece um contrato fiduciário entre enunciador e enunciatários na dimensão interdiscursiva. Estudar a imagem institucional construída pelo Banco do Brasil no discurso publicitário é importante para compreendermos que a explicitação do ethos é uma excelente e original estratégia da linguagem publicitária de sedução dos clientes.


Palavras-chave


Análise do Discurso. Ethos Institucional. Anúncio Publicitário.

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