Revista Estilo – a “transmidiação” discursiva da ideia de estilo, da agência bancária para a plataforma on-line

Érika de Moraes

Resumo


O presente trabalho volta o olhar para a revista Estilo, lançada por meio digital em setembro de 2013 pelo Banco do Brasil, como parte de um projeto cujo foco parece ser a fabricação de um ethos de cliente exclusivo e sofisticado. A disponibilização on-line por si representa uma marca de diferenciação, visto que, embora o acesso à internet seja cada vez maior, ainda não atinge toda a população brasileira, especialmente em termos qualitativos. Este estudo se insere no quadro teórico-metodológico da Análise do Discurso francesa, que considera a opacidade da língua em seus meios de produção de sentidos, intermediados por sujeitos atravessados por posicionamentos históricos, sociais e ideológicos. Dessa forma, entende-se que a investigação do ethos da revista Estilo possa clarear essa difusa ideia de estilo que funciona como construção discursiva compatível com certo ideário contemporâneo.


Palavras-chave


discurso; ethos; contemporaneidade

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