Revista Estilo – a “transmidiação” discursiva da ideia de estilo, da agência bancária para a plataforma on-line

Autores

  • Érika de Moraes Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Bauru, São Paulo, Brasil

Palavras-chave:

discurso, ethos, contemporaneidade

Resumo

O presente trabalho volta o olhar para a revista Estilo, lançada por meio digital em setembro de 2013 pelo Banco do Brasil, como parte de um projeto cujo foco parece ser a fabricação de um ethos de cliente exclusivo e sofisticado. A disponibilização on-line por si representa uma marca de diferenciação, visto que, embora o acesso à internet seja cada vez maior, ainda não atinge toda a população brasileira, especialmente em termos qualitativos. Este estudo se insere no quadro teórico-metodológico da Análise do Discurso francesa, que considera a opacidade da língua em seus meios de produção de sentidos, intermediados por sujeitos atravessados por posicionamentos históricos, sociais e ideológicos. Dessa forma, entende-se que a investigação do ethos da revista Estilo possa clarear essa difusa ideia de estilo que funciona como construção discursiva compatível com certo ideário contemporâneo.

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Publicado

11-03-2016

Como Citar

de Moraes, Érika. (2016). Revista Estilo – a “transmidiação” discursiva da ideia de estilo, da agência bancária para a plataforma on-line. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 44(3), 1042–1052. Recuperado de https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/1036

Edição

Seção

Análise do Discurso