Discurso e mídia: as relações de poder nas/das revistas

Cristiane Pereira de Morais e Sousa

Resumo


Neste trabalho, visamos a identificar e analisar as estratégias discursivas utilizadas em discursos da mídia impressa, especialmente nas revistas Veja e Istoé, acerca do desarmamento-2005, e desvelar de que maneira(s) elas tecem seus discursos. Com base nos pressupostos teóricos da Análise do Discurso derivada de Pêcheux, da tese foucaultiana e de alguns estudiosos da mídia, analisamos seis fragmentos oriundos do corpus de nossa pesquisa de mestrado. Na teoria foucaultiana, a mídia também impede a livre circulação do discurso, cuja produção acaba sendo controlada e selecionada. Assim, esses discursos veiculados adquirem legitimidade quando proferidos pela mídia. O discurso é a instância na qual se armam conflitos, resistências, relações de poder e saber.

Palavras-chave


discurso; mídia impressa; poder; Veja; Istoé.

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