Discurso e mídia: as relações de poder nas/das revistas

Autores

  • Cristiane Pereira de Morais e Sousa

Palavras-chave:

discurso, mídia impressa, poder, Veja, Istoé.

Resumo

Neste trabalho, visamos a identificar e analisar as estratégias discursivas utilizadas em discursos da mídia impressa, especialmente nas revistas Veja e Istoé, acerca do desarmamento-2005, e desvelar de que maneira(s) elas tecem seus discursos. Com base nos pressupostos teóricos da Análise do Discurso derivada de Pêcheux, da tese foucaultiana e de alguns estudiosos da mídia, analisamos seis fragmentos oriundos do corpus de nossa pesquisa de mestrado. Na teoria foucaultiana, a mídia também impede a livre circulação do discurso, cuja produção acaba sendo controlada e selecionada. Assim, esses discursos veiculados adquirem legitimidade quando proferidos pela mídia. O discurso é a instância na qual se armam conflitos, resistências, relações de poder e saber.

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Publicado

04-04-2016

Como Citar

Sousa, C. P. de M. e. (2016). Discurso e mídia: as relações de poder nas/das revistas. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 41(3), 926–935. Recuperado de https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/1133

Edição

Seção

Análise do Discurso