O ensino de Português Língua Estrangeira no contexto virtual do Teletandem: aspectos linguístico-discursivos

Autores

  • Karin Adriane Henschel Pobbe Ramos

Palavras-chave:

Gêneros Discursivos, Teletandem, Conscientização Crítica da Linguagem, Português para Falantes de Outras Línguas.

Resumo

O projeto Teletandem, vinculado ao Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores, da UNESP de Assis, promove a interação entre alunos do curso de Letras e estudantes de universidades estrangeiras, com o objetivo de divulgar o ensino do português para falantes de outras línguas e proporcionar o aprendizado de um outro idioma para os interagentes brasileiros. Têm-se, portanto, um contexto diferenciado que pode resultar em novas formas de enunciados produzidos nessa área específica da atividade humana. O presente estudo tem como objetivo descrever a sessão de Teletandem, sob a perspectiva da teoria dos gêneros, destacando a multiplicidade de gêneros discursivos que emergem durante uma interação. Além disso, à luz da Análise Crítica do Discurso, procuramos verificar os níveis de Conscientização Crítica da Linguagem entre os participantes brasileiros.

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Publicado

04-04-2016

Como Citar

Ramos, K. A. H. P. (2016). O ensino de Português Língua Estrangeira no contexto virtual do Teletandem: aspectos linguístico-discursivos. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 41(2), 539–552. Recuperado de https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/1178

Edição

Seção

Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas