Graduação de composicionalidade: um estudo de caso com expressões idiomáticas e ditados populares

Autores

  • Marina Chiara Legroski

Palavras-chave:

composicionalidade, ditados populares, expressões idiomáticas.

Resumo

Este trabalho pretende discutir a significação de ditados populares e expressões idiomáticas a partir de uma perspectiva formal, entendendo que esse tipo de fenômeno possui traços metafóricos que são necessários para seu processamento de significado. A partir do tratamento que as teorias formais dão para a metáfora, é possível tratar esse tipo de expressão de uma maneira formal. Ora, se o significado dessas expressões pode ser recuperado por meio da metáfora, há algum significado que pode ser capturado da configuração composicional da expressão que, ainda que não seja o significado consensual, pode ser um ponto de partida para abordar o fenômeno. Assim, a composicionalidade dessas expressões pode ser, de certa forma, avaliada e pode servir para diferenciar expressões idiomáticas de ditados populares.

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Publicado

04-04-2016

Como Citar

Legroski, M. C. (2016). Graduação de composicionalidade: um estudo de caso com expressões idiomáticas e ditados populares. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 41(1), 340–354. Recuperado de https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/1237

Edição

Seção

Semântica