Texto: uma busca de definição

Autores

  • Nelyse Apparecida Melro Salzedas Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Bauru, São Paulo http://orcid.org/0000-0002-5859-6391
  • Rivaldo Alfredo Paccola Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Diamantina, Minas Gerais http://orcid.org/0000-0002-2792-2748

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v46i3.1726

Palavras-chave:

texto, contexto, definição de texto, teorias do texto

Resumo

Nosso objetivo é discutir as várias definições de texto, sob o ponto de vista de diversos autores, já que não existe uma única. Seguindo a discussão de Enrique Bernárdez (1982), sob o ponto de vista da linguística textual, enumeraremos os teóricos que ora tendem para a pragmática (Schmidt, Hartmann, Galperin, Fonseca/Fonseca e Kozevniková); ora para o estruturalismo (Sakov); ora para o textema (Agrícola); ora aglutinando pontos linguísticos e pragmáticos, atividade linguística e sócio-comunicativa (Isenberg e Vichweger); ora para a situação sócio-comunicativa (Hausenblas); ora para o contexto situacional (Revzin). Considerando que o texto não é uma entidade imediatamente dada, para entendermos as condições de produção e recepção, fomos buscar uma experiência narrada na obra de Leal (1993), Fala maria favela, em que o contexto é determinante para sua realização. Para isso, Silva (2010) aponta o contexto como “conjunto de circunstâncias nas quais se insere um texto”. Assim, concluímos que o texto é uma unidade linguística fundamentalmente comunicativa, produto da atividade verbal humana, que possui sempre um caráter social.

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Biografia do Autor

Nelyse Apparecida Melro Salzedas, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Bauru, São Paulo

Graduada em Letras Neolatinas, pela PUC/São Paulo, 1952; doutora em Literatura, pela USP, 1973; livre-docente em Teoria Literária, pela UNESP/Assis, 1983; professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UNESP/Bauru, onde orienta alunos de mestrado e doutorado. Tem extensa experiência na área das Artes, com ênfase em Comunicação, Linguística e Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: artes, comunicação, leitura de textos verbais e não-verbais, e no campo da linguagem. O link para seu currículo Lattes é http://lattes.cnpq.br/2209143767198382.

Rivaldo Alfredo Paccola, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Diamantina, Minas Gerais

Licenciado em Letras pela ITE/Botucatu, 1974; bacharel em Direito pela FKB/Itapetininga, 1981; Licenciado em Pedagogia pela UNIFAC/Botucatu, 1992; Mestre em Comunicação pela UNESP/Bauru (2002); Doutor em Educação pela UNESP/Marília (2012); Professor Adjunto da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades da UFVJM, Departamento de Pedagogia; Professor do PPG em Educação da UFVJM, onde orienta alunos de mestrado. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em princípios da educação, discurso pedagógico, leitura, texto-imagem, cinema e imaginário, comunicação. O link para seu currículo Lattes é http://lattes.cnpq.br/1039421006825500

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Publicado

21-11-2017

Como Citar

Salzedas, N. A. M., & Paccola, R. A. (2017). Texto: uma busca de definição. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 46(3), 1027–1040. https://doi.org/10.21165/el.v46i3.1726

Edição

Seção

Linguística Textual