Metáfora e metonímia/sinédoque na propaganda: um enfoque da Análise Crítica da Metáfora

Autores

  • Marcelo Saparas
  • Sumiko Nishitani Ikeda

Palavras-chave:

metáfora ideológica, propaganda, relação conceito/cultura, abordagem cognitivo- -pragmática.

Resumo

Este artigo examina, no gênero propaganda, a persuasão envolvendo a metáfora
ideológica, resultado da interação entre metáfora, metonímia e sinédoque, de acordo com Velasco-Sacristán (2010). A metáfora ideológica camufla processos sociais subjacentes e determina a interpretação (CHARTERIS-BLACK, 2004), sendo utilizada em tipos persuasivos de discurso, como a propaganda. Além disso, diante do fato de que a natureza real da interface conceitual-cultural é ainda um assunto de debates (WEE, 2006), a pesquisa tenta verificar a contribuição - se universal ou se cultural - que cada um dos tropos traz para o processo persuasivo. A análise será feita apoiada na proposta de Velasco-Sacristán, sob o enfoque da Análise Crítica da Metáfora, de Charteris-Black (2004).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

04-04-2016

Como Citar

Saparas, M., & Ikeda, S. N. (2016). Metáfora e metonímia/sinédoque na propaganda: um enfoque da Análise Crítica da Metáfora. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 40(3), 1419–1433. Recuperado de https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/1264

Edição

Seção

Análise do Discurso