"Lua de Larvas": uma proposta de análise com vistas ao letramento literário

Autores

  • Cínthia Morelli Rosa Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Cascavel, Paraná

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v46i3.1597

Palavras-chave:

narrativa contemporânea, elementos estruturais, letramento literário, sequência básica

Resumo

Este trabalho apresenta uma proposta de análise da obra contemporânea de Literatura Infantojuvenil “Lua de Larvas”, da escritora inglesa Sally Gardner. A partir de uma abordagem dos elementos estruturais da narrativa, como personagem, tempo, espaço e narrador, refletimos sobre as possibilidades de trabalho com o referido livro no espaço escolar direcionado ao Ensino Fundamental II. Pelo seu teor político-histórico, bem como por sua linguagem, a obra suportaria o direcionamento ao leitor adulto e crítico. Fundamentado no quadro teórico-metodológico do Letramento literário e conforme as Orientações Curriculares Nacionais (OCN’s), o objetivo central é refletir sobre as características desse romance contemporâneo com vistas à formação do leitor, bem como ao ensino de Literatura. Dentre as metodologias disponíveis, o modelo cossoniano de sequência básica adapta-se ao contexto educacional ao mesmo tempo em que explora itens e recursos presentes nessa obra distópica. 

 

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Biografia do Autor

Cínthia Morelli Rosa, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Cascavel, Paraná

Graduação em Comunicação Social – Jornalismo pela Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), graduação em Letras/Inglês pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE/Marechal Cândido Rondon), com Mestrado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE/Cascavel).

Referências

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Publicado

21-11-2017

Como Citar

Rosa, C. M. (2017). "Lua de Larvas": uma proposta de análise com vistas ao letramento literário. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 46(3), 1201–1210. https://doi.org/10.21165/el.v46i3.1597

Edição

Seção

Literatura Infanto-Juvenil